As montadoras sul-coreanas Kia e Hyundai anunciaram a criação de um sistema chamado Information and Communication Technology (ICT) Connected Shift System para tornar o câmbio automático de seus carros mais eficiente.

A tecnologia usa mapas de navegação em 3D, câmeras e radar para analisar a pista e envia os dados para a unidade de controle da transmissão. A unidade analisa estes dados em tempo real e faz a troca de marchas de acordo com as condições do tráfego e da via.

publicidade

Em estradas com muitas curvas a quantidade de trocas de marcha caiu 43%, segundo engenheiros da Hyundai e da Kia. Surpreendentemente, até o uso dos freios foi diferente: o número de acionamentos deles caiu 11%.

O ICT é esperto o suficiente para colocar a transmissão em um “modo esportivo” quando o motorista necessita de mais potência, como durante uma ultrapassagem, e depois retornar automaticamente ao modo padrão para aumentar a eficiência.

publicidade

Segundo as empresas, a tecnologia estará disponível “muito em breve” em seus veículos. Mas seus engenheiros já estão pensando adiante: uma versão futura do ICT poderia se comunicar com sinais de trânsito via LTE ou 5G para prever quando vão mudar, e calcular uma sequência de marchas ainda mais eficiente.

Fonte: Roadshow