Viu algo legal na internet e quer mandar para um amigo? Você pode tirar print da tela do seu computador com Windows 10 e selecionar o trecho exato da imagem que você quer compartilhar. Confira abaixo algumas opções de como capturar a tela no sistema operacional da Microsoft.

1 – Printar tela do PC com botão Print Screen

O teclado do computador conta com um botão dedicado à captura de tela: é o Print Screen (PrtScr no notebook). Pressione uma vez para que a tela seja capturada. Mas atenção: você precisará de um software de edição de imagens (como o Paint) para colar e salvar a imagem.

publicidade

2 – Tirar print do PC ou Notebook com Ferramenta de Captura e Esboço

O Windows conta com um software dedicado à captura de tela: é o Captura e Esboço, que permite também fazer anotações além de tirar print. Para encontrá-lo, abra o menu Iniciar e digite “Captura e Esboço”.

Como usar a ferramenta de captura e esboço?

  1. Após abrir a ferramenta de captura e esboço, clique em “Novo”. Se quiser capturar com atraso, clique na seta ao lado e selecione entre 3 ou 10 segundos:
Como tirar print no computador
  1. No topo da página, aparecerão as ferramentas de captura. Escolha a mais apropriada e selecione a área que deseja printar:
Como tirar print no notebook

Da esquerda para a direita, você encontra:

publicidade
  • Captura retangular: selecione uma área para captura retangular da tela;
  • Captura de forma livre: selecione livremente a área que deseja copiar;
  • Captura de janela: faz a captura da janela que estiver aberta no computador sem a barra de tarefas;
  • Captura de tela inteira: faz a captura da janela que estiver aberta no computador com a barra de tarefas.
  1. Agora, você pode fazer anotações com as ferramentas de edição (1) ou usar os botões de zoom, salvar, copiar, compartilhar ou menu (2).
Como tirar print no windows 10

3 – Atalhos para tirar print no Windows 10

  • Windows + Print Screen: ao pressionar a tecla Windows junto com Print Screen, o sistema operacional vai capturar e salvar automaticamente a imagem. Você pode encontrá-la na pasta Capturas de Tela dentro do diretório Imagens vinculado ao seu usuário no Windows.
  • Windows + Shift + S: ao pressionar essas três teclas simultaneamente, o Windows abrirá a ferramenta Captura e Esboço. Você poderá selecionar um trecho específico da tela para capturar e salvar pela própria ferramenta.
  • Alt + Print Screen: ao pressionar essas duas teclas juntas, o Windows vai fazer a captura da janela (sem a barra de tarefas) para a Área de Transferência. Abra um programa, como o Paint e cole a imagem para editá-la ou salvá-la.
  • Ctrl + P: o atalho para impressão também pode te ajudar a salvar uma captura de tela – funcionando melhor com textos. Ao acionar as teclas com um programa aberto, o Windows abrirá o comando de impressão. Porém, você não precisa imprimir; pode salvar como PDF. Para isso, toque em “Salvar como PDF” (1) e, em seguida, em “Salvar” (2):
Como tirar print com atalho

4 – Configurar a tecla Print Screen para abrir a Ferramenta de Captura e Esboço

Como tirar print no pc ou notebook com Windows 10

Por fim, você pode configurar o Windows para abrir a ferramenta de captura e esboço assim que você pressionar a tecla Print Screen. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Acesse o menu Iniciar e toque em “Configurações”:
Como printar a tela do pc
  1. Depois em “Facilidade de Acesso”:
Como tirar print no notebook
  1. Por fim, toque em “Teclado” (1) no menu lateral e ative a opção (2):
Como tirar print no computador

5 – Tirar print com a Barra do Xbox Game

A Xbox Game Bar é um aplicativo que te dá acesso a widgets para captura e compartilhamento de tela. Ou seja, você consegue tirar prints dentro do próprio jogo. Para isso, basta apertar o atalho Windows + Alt + Print Screen (PrtScr):

publicidade
Print do jogo Life is strange - True Colors
Print do jogo ‘Life is strange – True Colors’. Imagem: Xbox / Reprodução

Para onde vão os prints do PC?

Ao usar a ferramenta “Captura e esboço”, você pode escolher onde deseja salvar a imagem. Já nos atalhos Windows + Print Screen ou Windows + Alt + Print Screen, as imagens ficam salvas na pasta “Imagens” do computador. Por fim, as capturas feitas apenas com a tecla Print Screen ficam momentaneamente armazenadas na Área de Transferência do computador. Ou seja, você precisa colá-la em um programa se quiser mantê-la.

Conclusão

É isso! Com esses pequenos passos e com essas ferramentas disponibilizadas pelo próprio Windows 10, você pode tirar print da tela para compartilhar uma imagem ou conteúdo encontrado na web com os seus amigos.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!