Privacidade de dados tem se tornado um dos assuntos mais comentados na internet nos últimos anos. Porém, em um mundo no qual os dispositivos com tecnologia de Internet das Coisas (IoT) estão cada vez mais presentes, poucos parecem se importar com o que esses equipamentos registram.

Pensando nisso, uma desenvolvedora criou o “IoT Assistant”, aplicativo que permite tanto aos usuários finais, quanto aos proprietários de dispositivos IoT, saber quais aparelhos estão ao redor e quais dados eles coletam. Sua estrutura é toda hospedada na nuvem e foi projetada para facilitar seu uso. Donos dos dispositivos podem ainda usar um portal online para registrar a presença de um equipamento abrangendo diferentes áreas. 

publicidade

 

Reprodução

publicidade

“Devido novas leis, as pessoas precisam ser informadas sobre quais dados são coletados sobre elas e precisam ter algumas opções sobre esses processos”, afirmou Normam Sadeh, autor do projeto. “Criamos uma infraestrutura que permite que os proprietários de tecnologias de IoT cumpram essas leis e um aplicativo que aproveita essa infraestrutura para capacitar as pessoas a descobrir e controlar os dados coletados por essas tecnologias”, acrescentou.

Por enquanto o aplicativo está disponível apenas nos Estados Unidos e pode ser baixado para Android e iOS. Não há informações se ele pode chegar a outros mercados.

publicidade

Via: Futurity