EnglishPortugueseSpanish

Robô ensina crianças com autismo

Redação 28 de fevereiro de 2020

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, a USC, desenvolveu um pequeno robô inteligente de aprendizado personalizado para crianças autistas. O Kiwi foi instalado na residência de 17 participantes para medir o interesse deles em uma determinada tarefa.

Os pequenos foram desafiados com jogos de matemática em um tablet enquanto o Kiwi fornecia feedback e instruções. Com o avanço das lições, os algoritmos ajustavam o feedback do robô e a dificuldade dos jogos de acordo com as necessidades individuais de cada criança.

publicidade

Ao final, os cientistas analisaram o envolvimento dos participantes e notaram que o robô teve 90% de precisão em detectar o interesse dos participantes. Todas as crianças obtiveram melhora em suas habilidades matemáticas e 92% delas tiveram avanços positivos na capacidade social.

Segundo os pesquisadores da USC, o auxílio dado por robôs a crianças autistas é mais eficaz se o dispositivo puder reagir ao comportamento individual delas. E isso é difícil para a maioria dos sistemas robóticos que não usam inteligência artificial.