Com o advento das redes sociais, os emojis se tornaram formas divertidas de se expressar. No entanto, em algumas situações, as “carinhas” tradicionais não expressam exatamente o que queremos dizer. Por esse motivo, o Google disponibilizou variantes dos rostos conhecidos. Com isso, os usuários passam a ter um leque maior de opções para se expressar.

Em uma atualização recente, o recurso Emoji Kitchen foi disponibilizado para a versão do Gboard para Android. Vale lembrar que a funcionalidade chega primeiro para a versão beta do teclado do Google.

Obviamente, nem todo emoji oferece variantes – pelo menos ainda não. Quando um deles é selecionado, uma mensagem informa que não há sugestões, e encoraja o usuário a escolher outro. Claro que, como está em versão beta, é possível que modificações nas variantes sejam feitas, e muitos emojis recebam versões alternativas.

O Google confirmou que o Emoji Kitchen funciona em aplicativos como Gmail, Google Mensagens, Messenger, Snapchat, Telegram e WhatsApp. Além disso, como era de se esperar, para acessar as variações dos emojis, é necessário ter o Gboard como teclado padrão.

publicidade

Saiba como usar o Emoji Kitchen:

1. Em primeiro lugar, você deve entrar para o programa de testes do Gboard. Para isso, o processo é bastante simples. É só entrar no site do Google e se tornar testador beta. Basta clicar aqui;

2. Em seguida, uma atualização será instalada;

3. Depois de instalado, basta abrir um dos aplicativos compatíveis. Para os testes, utilizamos o WhatsApp;

4. Para verificar os emojis e suas variações, abra o campo de texto, como se fosse digitar uma mensagem. Em seguida, clique no rosto localizado na parte inferior da tela, ao lado da barra de espaço;

Reprodução

5. Com isso, uma área com um rosto sorridente deve aparecer entre a conversa e o teclado. Uma mensagem diz: “Toque em um emoji para ver sugestões”;

Reprodução

6. Ao selecionar qualquer um deles, diversas variantes são mostradas. Deslize para a esquerda ou direita para selecionar o que mais se adequa à situação.

Reprodução

Além das opções de variantes, é possível criar “carinhas” personalizadas a partir do rosto dos usuários. Para isso, basta usar o Emoji Mini, outro recurso presente no Gboard. Para saber como usá-lo, o Olhar Digital preparou um tutorial completo.

Via: Digital Trends