O Uber anunciou nesta quarta-feira (4) uma nova ferramenta pensando na segurança de seus motoristas. Agora, os trabalhadores terão seu tempo online limitados a 12 horas diárias. Essa é apenas a primeira de uma série de ações que a empresa vai lançar para o Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre segurança no trânsito.

Segundo comunicado, após o tempo limite ser atingido, o motorista será automaticamente desconectado e não poderá usar o aplicativo pelas próximas 6 horas. Para facilitar a visualização do prazo dirigido, a plataforma vai mostrar o tempo online e rodando para o condutor.

publicidade

“O cuidado com o período de direção do motorista é uma medida que já está em voga em outros segmentos, como o transporte de cargas e o transporte rodoviário de passageiros”, destacou Horácio Augusto Figueira, engenheiro e especialista em segurança no trânsito. Ele reforça que isso é uma questão de saúde pública, e não apenas segurança no trânsito.

Reprodução

publicidade

Esta não é a primeira ação cirada pela plataforma pensando na proteção de motoristas e passageiros. No fim de 2019, foi disponibilizado um recurso para evitar colisões com ciclistas. Ao abrir a porta do veículo, se a viagem termina em uma via com ciclovia, uma notificação é enviada para redobrar a atenção ao sair do carro.

O Uber também lançou o projeto “Como você vê o mundo” em parceria com o Instituto Ver & Viver, que realiza exames de visão em motoristas parceiros e oferece desconto em óculos. Até maio, outras medidas devem ser anunciadas pela empresa.

publicidade