*Por Alvaro Scola e Layse Ventura

Quem tem aulas pela internet, enfrenta o desafio de organizar material didático, deveres e notas em um único lugar. Com o Google Classroom, ou Google Sala de Aula, acabou o pesadelo de ter tudo isso espalhado. Agora, com uma única plataforma, você consegue gerenciar conteúdo de forma mais eficiente.

publicidade

Apesar de Google Sala de Aula estar algum tempo no Google Play, foi depois do surto do coronavírus que a plataforma ganhou mais notoriedade. Isso porque alunos e professores passaram a ficar em casa para evitar que o contágio da doença fosse ainda maior.

É importante saber que o mesmo aplicativo do Google tem o seu uso destinado tanto a professores quanto a alunos. O que muda entre os dois, porém, é a maneira de usar.

publicidade

Para ajudar você a entender mais sobre como ele funciona, o Olhar Digital explica como usar os recursos básicos do Google Sala de Aula para o ensino à distância. Confira!

O que é Google Classroom?

O Google Classroom é um ambiente virtual criado para que estudantes, professores e escolas consigam criar e submeter deveres de casa e trabalhos de forma totalmente online.

publicidade

Semelhante a outras plataformas, como o Moodle, a ferramenta é totalmente gratuita e busca trazer eficiência e organização para a sala de aula.

Outro ponto positivo é que o Google Sala de Aula está disponível na versão web e também para download no celular, com aplicativo para Android e iOS.

publicidade

Como funciona o Google Classroom?

De certa forma, o Google Classroom é como uma rede social de estudos, onde os alunos e professores podem criar e compartilhar conteúdo de forma organizada.

Não acho exagero comparar a plataforma com a comunidade do Facebook. Sim, as propostas são diferentes, mas ainda assim você vai ver as semelhanças:

Google ClassroomFacebook
MuralDiscussões e Mídias
AtividadesDiscussões, Eventos e Tópicos
PessoasMembros

Ou seja, ainda que os recursos estejam organizados de formas diferentes, você vai encontrar formas semelhantes de se comunicar com alunos e professores.

Leia também:

Quais recursos a sala de aula do Google oferece?

A sala de aula do Google oferece alguns recursos para facilitar o dia a dia dos estudantes e professores. Confira a seguir.

Atividades

Quando o professor cria uma atividade, ele pode escolher entre postar, salvar como rascunho ou agendar. Quando os alunos concluem uma atividade (que pode ser um dever de casa ou um trabalho, por exemplo), o professor consegue corrigir e dar nota se quiser.

Pessoas

Na aba pessoas, você encontrará os professores e os colegas de turma. Você consegue também encontrar o endereço de e-mail para se comunicar com seu amigo ou tutores.

Mural

O mural é onde você pode publicar conteúdo e comentar em posts. Uma ideia de informações que podem ser compartilhadas ali são avisos de calendário e prazos, atividades e perguntas. Esse recurso pode ser configurado para permitir postagem e comentários apenas dos professores ou também de alunos.

Notas

Quando o professor avalia um trabalho ou dever, ele tem a opção de compartilhar essa nota no Google Classroom. Com isso, o aluno pode acompanhar em tempo real e de forma individualizada sua evolução na disciplina.

Pendentes

O aluno consegue acompanhar o status de todas atividades pedidas que não foram entregues. Caso não tenha entregue uma tarefa, você consegue achá-la indo em Atividades (1) > Ver seus trabalhos (2):

Como ver atividades pendentes no Google Classroom

Na janela seguinte, toque em “Pendente”:

Como ver atividades pendentes no Google Classroom

Quais são as vantagens em usar o Google Classroom?

Você ainda não está convencido que o Google Classroom vai te ajudar na sala de aula? Veja abaixo as principais razões para usar a plataforma.

Otimize os processos de ensino

O Google Classroom promete melhorar processos em sala de aula. Assim que o professor atribui uma tarefa, um e-mail já é disparado avisando para o aluno.

Ao mesmo tempo, a entrega das tarefas fica facilitada, já que é tudo feito remotamente. Assim que terminar o trabalho, o aluno já pode devolver para correção e o professor já pode começar a correção – com a facilidade de distribuir as notas posteriormente.

Além disso, o professor pode reunir conteúdos e trabalhos de um mesmo assunto no mesmo cantinho usando as tags chamadas “Temas”. Assim, o aluno pode navegar pelos temas disponíveis e estudar de forma focada, por exemplo, a estrutura celular.

Tenha ótimos recursos e funcionalidades como aliados

Quais são as vantagens do Google Classroom?
O Google Classroom é uma plataforma que promete facilitar a comunicação entre professores e alunos. Imagem: Daria Nipot / Shutterstock

Com o Google Sala de Aula, os alunos e professores conseguem gerenciar melhor seu tempo e seu material. São 3 recursos que mudam a dinâmica de ensino: mural, atividades e pessoas.

Apesar de simples, são essas ferramentas que garantem a eficiência da plataforma. Afinal, elas garantem que:

  • Todos os alunos receberão todos os conteúdos;
  • O material ficará disponível na plataforma para ser acessado quantas vezes for necessário;
  • As atividades conseguem ser gerenciadas rapidamente.

Conte com ferramentas educacionais criativas

A sala de aula pode ser um ambiente extremamente criativo com as ferramentas certas nas mãos de um professor visionário, não é mesmo?

Que tal inserir um vídeo do YouTube como material de apoio para uma aula sobre a 2ª Guerra Mundial? Você também pode adicionar uma lista de exercícios em pdf para ajudar os alunos a fixarem o conteúdo. As possibilidades são ilimitadas.

Como instalar o Google Classroom?

É possível usar o Google Classroom no PC. A boa notícia é que para usá-lo no computador, você não precisa instalar nada. Basta acessar o site https://classroom.google.com com sua conta e navegar à vontade.

Já para usar a plataforma em um celular ou tablet, você precisa instalar o aplicativo. Acesse a Google Play (Android) ou a App Store (iOS) e faça o download do Google Classroom:

Como instalar o Google Classroom
O aplicativo Google Classroom para Android (esquerda) e para iOS (direita). Imagem: Reprodução

Existe alguma extensão do Google Classroom?

Não existe uma extensão oficial do Google Classroom. Atualmente, na loja de extensões do Chrome você encontra duas opções:

  • Add to Google Classroom – é uma extensão que permite o professor adicionar o site que ele estiver navegando diretamente na sala de aula;
  • Classwork Zoom for Google Classroom – essa extensão que permite o professor visualizar o progresso dos alunos em uma linha do tempo.

Como criar conta no Google Classroom?

É super simples acessar o Google Classroom, pois você só precisa de uma conta Google. Se você ainda não tem a sua, aprenda passo a passo a criar sua conta Google. Se você já tem sua conta Google, veja como acessar a plataforma.

Passo 1

Acesse o site https://classroom.google.com.

Passo 2

Escolha o e-mail que irá usar (1) e clique em “Continuar” (2):

Como entrar no Google Classroom

A partir desse ponto, você deverá escolher entre criar ou participar de uma turma. Ambos serão ensinados a seguir.

Como entrar no Google Classroom

Você pode entrar em uma turma no Google Classroom de duas formas: por meio de um convite enviado pelo professor por e-mail ou inserindo o código da turma na plataforma.

Com convite enviado por e-mail

  1. Acesse a caixa de entrada e procure pelo e-mail que estará com o assunto “Convite para turma”;
  1. Toque em “Participar”:
Como entrar no Google Classroom
  1. Verifique o endereço de e-mail e toque em “Participar”:
Como entrar no Google Classroom

Com código de turma

Pelo site:

  1. Na home do Google Classroom, escolha “Participar da turma”:
Como entrar no Google Classroom
  1. Verifique se o e-mail está correto e digite o código da turma com 7 caracteres, podendo ser letras e números (1). Em seguida, clique em “Participar” (2):
Como entrar no Google Classroom

Pelo aplicativo:

  1. Acesse o Google Classroom;
  1. Toque em “Primeiros passos” e escolha uma conta do Google para utilizá-lo:
Reprodução do Google Classroom
  1. Toque no ícone de “+” e selecione a opção “Participar da turma”:
Reprodução
  1. Digite o código da turma e toque em “Participar”:
Reprodução

Como criar uma turma no Google Classroom

Pelo computador:

  1. Acesse o site do Google Classroom;
  1. Escolha “Criar turma”:
Como entrar no Google Classroom
  1. Na próxima janela, leia a mensagem e, caso concorde, marque a caixa e clique em “Continuar”:
Como entrar no Google Classroom

Caso você seja de uma escola, será necessário se inscrever no Google Workspace for Education primeiro. Com isso, você pode escolher os serviços e configurar itens de privacidade e segurança da conta dos alunos. Além disso, os alunos não poderão usar o Google Sala de Aula com uma conta pessoal.

  1. Agora, escolha o nome da turma que aparecerá para você e os alunos. Você pode incluir mais detalhes, que não são obrigatórios – uma descrição no campo “Seção”, a matéria e a sala. Em seguida, toque em “Criar”:
Como entrar no Google Classroom

Pelo celular:

  1. Após ter realizado o download do Google Classroom, abra o aplicativo pela primeira vez, toque em “Primeiros passos” e escolha uma conta do Google para utilizá-lo:
tutorial do google classroom ou google sala de aula
  1. Já em sua interface inicial, toque no símbolo “+” e selecione a opção “Criar turma”;
tutorial para criar turmas em app do google
  1. Leia os termos de uso do programa e, de acordo, toque em “Continuar”;
  1. Preencha os dados da turma e clique em “Criar”.
tutorial para criar turmas em app do google 2

Como usar Google Classroom como professor?

Antes de começar esta parte do tutorial, é preciso que você conheça as principais ferramentas disponíveis no Google Classroom. Para isso, leia o intertítulo “Quais recursos a sala de aula do Google oferece?“.

Agora que você já sabe o que tem disponível na plataforma, veja como usar as ferramentas no papel de professor.

Adicionar alunos e professores em uma turma

Depois de ter criado sua turma, você deve convidar professores e alunos para fazer parte dela. Primeiro, toque na guia “Pessoas”. Agora, para fazer o convite, existe duas opções, você pode passar o “código da turma” ou chamá-los por seu e-mail. Veja na imagem abaixo os detalhes:

tutorial para criar turmas em app do google 3

Adicionar outros professores à turma pode promover a interdisciplinaridade na prática. Imagine, por exemplo, a contribuição enriquecedora que pode sair de uma parceria entre um professor de Literatura e outro de História!

Dicas para usar a plataforma e incentivar o protagonismo dos alunos

Durante todo o processo de adotar o Google Classroom, vale a pena ter em mente que isso é apenas uma plataforma. Com isso, quero dizer que não adianta postar um questionário e achar que isso é interatividade.

Para levar real impacto na rotina dos estudantes, é necessário aproximar os estudantes do que está sendo estudado. Por isso, use as ferramentas disponíveis para ajudar a contextualizar os assuntos. Por que não usar séries atuais para provocar a reflexão dos alunos?

Outra oportunidade é incentivar o debate nos espaços virtuais. Porém, é um grande desafio também. Isso porque os alunos podem ficar tímidos se sentirem expostos; ainda mais agora que todos nós perdemos um pouco o jeito de socializar por conta da pandemia, não é mesmo?

Para ajudar com isso, eu vou dar uma dica pessoal minha. Quem já teve a oportunidade de praticar improvisação está familiarizado com o conceito de dizer sim. Nos debates, essa mentalidade significaria estar aberto para opiniões divergentes e validar os argumentos do colega.

Sim, instigue seus alunos a exporem suas opiniões com dados. Porém, aproveite a experiência de cada aluno para torná-lo protagonista do processo de aprendizagem. Afinal, não existe vida sem valor. Pessoalmente, eu sempre gosto de pensar: o que Paulo Freire faria nessa situação?

Como usar Google Classroom como aluno?

Já no papel de aluno, o processo para utilizar o Google Classroom é bem parecido. Neste guia, já ensinamos a instalar o app, criar uma conta e entrar em uma turma. Nos próximos intertítulos, você pode descobrir como enviar uma atividade ou enviar um anexo em um post no mural.

Mas, para além de aprender a usar as ferramentas, que tal pensar como você pode extrair o máximo delas? Sendo honesta, eu só fazia as tarefas proposta pelos professores porque valia nota. Porém, o objetivo que me orienta nos meus cursos hoje é o processo de aprendizagem em si. Hoje me pergunto se estou aprendendo e me divertindo – mesmo no meu mestrado o que me atraiu foi a possibilidade de conhecer algo diferente.

Sim, a escola é etapa obrigatória para sua vida. Mas, vamos supor que você já tenha identificado uma paixão por desenho. Por que você não faz desenhos para ilustrar um trabalho de biologia, por exemplo? Se você gosta de TikTok, que tal aprender a editar vídeo para fazer uma produção exclusiva para uma apresentação de trabalho em grupo?

Como criar atividade no Google Classroom?

Para passar as atividades, o processo é simples e traz alguns recursos interessantes como a opção para criar perguntas ou disponibilizar algum arquivo que você tenha criado, o que facilita passar um exercício.

Veja em detalhe as atividades disponíveis:

  • Atividade é um dever ou trabalho que pode ou não valer nota. No computador, ele ainda pode ser criado com um teste junto;
  • A pergunta, como o nome indica, é uma questão e ela pode ter resposta em múltipla escolha ou discursiva. Além disso, os alunos podem responder uns aos outros, sendo ótima ferramenta para instigar o debate de ideias.
  • Por fim, o material é onde você consegue inserir conteúdo de base ou de apoio para os alunos.

Ainda dentro destas “atividades”, você pode, por exemplo, disponibilizar um arquivo do Google Docs, definir quantos pontos vale o exercício e até limitar quem pode ou não editar o que está ali. Veja como criar uma atividade pelo computador ou pelo celular.

Pelo computador:

  1. Toque na aba “Atividades” (1) e, em seguida, em “+ Criar” (2). Por último, escolha a atividade que deseja incluir:
Como criar atividade no Google Classroom
  1. Preencha as informações da atividade, atividade com teste, pergunta ou material. Na sequência, toque em “Criar atividade” para postar a atividade (1). Caso deseje agendar quando ela vai aparecer para os alunos, clique na seta (2) e em “Programar”:
Como criar atividade no Google Classroom

Pelo celular:

  1. Toque na aba “Atividades” (1) e, em seguida, no símbolo de “+” (2):
Como criar atividade no Google Classroom
  1. Agora, escolha o tipo de atividade que deseja inserir na sala de aula entre atividade, pergunta ou material:
Como criar atividade no Google Classroom
  1. Preencha as informações da atividade, pergunta ou material e toque no símbolo de um avião para postar a atividade (1). Caso deseje agendar quando ela vai aparecer para os alunos, clique no menu em três pontinhos (2) e em “Programar” (3):
Como criar atividade no Google Classroom

Depois que realizar qualquer atividade dentro de sua turma, tudo aparecerá também na aba “Mural”, a primeira guia do programa. Assim, os alunos podem ver rapidamente se teve alguma novidade ou não desde o seu último acesso.

Como enviar atividade no Google Classroom?

Tudo o que o aluno precisa fazer é conferir o mural para saber de comunicados e acessar a guia de atividades para realizar os seus exercícios. Já para mandar algo para o seu professor, basta seguir estes passos:

  1. Na tela inicial do Google Classroom, toque em “Atividades” e selecione a tarefa desejada:
Como adicionar anexo no Google Sala de Aula
  1. Agora, toque na seta indicando para cima e selecione a opção “Adicionar anexo”:
Como adicionar anexo no Google Sala de Aula
  1. Escolha entre enviar um arquivo ou criar um novo e toque em “Entregar”:
Como adicionar anexo no Google Sala de Aula

Como anexar um arquivo no Google Classroom?

Existem duas maneiras de anexar um arquivo: pelo mural ou pelas atividades. No mural, a ferramenta é útil para deixar recados mais completos para a sua turma.

Anexar um arquivo pelo mural

Pelo computador:

  1. Selecione a aba “Mural” (1) e, em seguida, toque em “Escreva um aviso para sua turma” (2):
Como anexar documento no Google Classroom
  1. Selecione o que deseja anexar – um arquivo do Google Drive, subir um arquivo para o Google Drive ou inserir um link ou vídeo:
Como anexar documento no Google Classroom

Pelo celular:

  1. Abra o aplicativo e acesse a aba “Mural”. Depois, toque em “Compartilhar com sua turma”:
Como anexar documento no Google Classroom
  1. Insira seu recado, aperte no símbolo de clipe e na sequência escolha o que deseja anexar – um arquivo do Google Drive, um link, fazer upload de um arquivo, tirar uma foto, gravar um vídeo ou criar um pdf:
Como anexar documento no Google Classroom

Anexar um arquivo pelas atividades

Este recurso está disponível apenas para o professor. Para adicionar um anexo nas atividades, siga o passo a passo a seguir.

Pelo computador:

Quando estiver inserindo uma nova atividade, o menu de opções aparecerá no pé da página. Você pode escolher um arquivo do Google Drive, subir um arquivo para o Google Drive, colar um link, inserir um vídeo do YouTube ou ainda usar as ferramentas do Google (documentos, apresentações, planilhas, desenhos e formulários):

Como anexar documento no Google Classroom
Imagem: Google / Reprodução

Pelo celular:

No topo da página, clique no símbolo de clipe. Na sequência, escolha entre selecionar um arquivo do Google Drive, inserir um link, subir um arquivo para o Google Drive, tirar foto, gravar vídeo ou criar um novo PDF:

Como anexar documento no Google Classroom

Como sair do Google Classroom?

A opção de sair do Google Classroom está disponível para professores e alunos. Mas, atenção, porque a remoção de um aluno apaga as notas dele da plataforma – porém, as postagens no mural e os trabalhos continuam disponíveis.

Tutorial para o aluno

Pelo computador:

  1. Acesse o site https://classroom.google.com;
  1. Encontre a turma da qual deseja sair. Agora, clique no menu três pontinhos (1) e na sequência em “Cancelar inscrição” (2):
Como sair do Google Classroom

Pelo celular:

  1. Abra o aplicativo no celular;
  1. Encontre a turma da qual deseja sair. Agora, clique no menu três pontinhos (1) e na sequência em “Cancelar inscrição” (2):
Como sair do Google Classroom

Tutorial para o professor

A partir deste ponto, você, professor, aprenderá como remover um aluno e como sair de uma turma se você for professor auxiliar.

Como remover um aluno

Pelo computador:

  1. Acesse o site https://classroom.google.com;
  1. Acesse a aba “Pessoas” (1). Agora, encontre o aluno que deseja remover e clique no menu três pontinhos ao lado do nome (2). Por fim, clique em “Remover” (3):
Como sair do Google Classroom

Pelo celular:

  1. Abra o aplicativo no celular;
  1. Encontre a turma a qual deseja gerenciar:
Como sair do Google Classroom
  1. Na próxima janela, selecione a aba “Pessoas” (1). Em seguida, identifique o aluno que deseja remover e clique no menu três pontinhos ao lado do nome (2). Por fim, toque em “Remover” (3):
Como sair do Google Classroom

Como sair de uma turma

Toda turma deve ter um professor responsável. Por isso, a saída é permitida somente ao professor auxiliar. Se esse é seu caso, veja como sair de uma turma.

Pelo computador:

  1. Acesse o site https://classroom.google.com;
  1. Acesse a aba “Pessoas” (1). Agora, encontre seu nome na lista de professores e clique no menu três pontinhos ao lado do nome (2). Por fim, clique em “Sair da turma” (3):
Como remover professor do Google Classroom

Pelo celular:

  1. Abra o aplicativo no celular;
  1. Encontre a turma a qual deseja gerenciar:
Como remover professor do Google Classroom
  1. Na próxima janela, selecione a aba “Pessoas” (1). Em seguida, identifique seu nome e clique no menu três pontinhos ao lado do nome (2). Por fim, toque em “Sair da turma” (3):
Como remover professor do Google Classroom

Conclusão

Como você pôde ver, o Google Sala de Aula é uma plataforma cheia de recursos para facilitar o ensino à distância. Aqui, você aprendeu desde o básico: a criar uma conta, entrar numa turma e criar ou enviar atividades.

A gente aproveitou também para contribuir com reflexões de como professores e alunos podem se apropriar do processo de aprendizagem. Se você curtiu o conteúdo, lembre-se de comentar aqui embaixo e compartilhar com seus amigos.

Ah, nós também temos um tutorial completo para quem procura um tradutor de inglês – português. Aproveite!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!