Vênus e o aglomerado estelar M45, popularmente conhecido como Pleiades, estarão em conjunção (ou seja, “bem pertinho”) no céu nesta sexta-feira (03). Embora este evento astronômico ocorra anualmente, sempre em abril, a deste ano é especial, pois os objetos estarão extremamente próximos no céu. Isso só acontece a cada oito anos.

Em Brasília a conjunção será visível ao anoitecer, a partir das 18:23, até as 20:39. Olhe na direção noroeste. Vênus está muito brilhante no céu, então será fácil de encontrar. O horário exato ou direção a olhar podem variar de acordo com sua posição no país.

publicidade

Uma sugestão é consultar a página sobre a conjunção no site In the Sky, que leva em consideração a localização do visitante para atualizar as informações. Você pode alterar a localização usando o botão Change Location no canto superior direito da página.

Infelizmente o brilho de Vênus e a poluição luminosa podem prejudicar a visibilidade das Plêiades a olho nu para quem estiver em grandes centros. Nesse caso, binóculos ou um telescópio podem ajudar. Uma alternativa é acompanhar a transmissão ao vivo no site Virtual Telescope, que começa às 14:30, horário de Brasília.

publicidade

Fonte: Space.com