Na manhã desta quinta-feira (9), Chris Cassidy, astronauta da Nasa, e os cosmonautas da agência espacial russa, Anatoli Ivanishin e Ivan Vagner, partiram para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo do foguete russo Soyuz MS-16. O lançamento ocorreu no Cazaquistão, às 5h05 no horário de Brasília, e marcou o primeiro voo tripulado da espaçonave.

Por conta da epidemia do novo coronavírus, o procedimento de lançamento foi um pouco diferente do padrão. Ao invés da participação de familiares e convidados, os espectadores estiveram em número menor. Além disso, os astronautas passaram por um período de 14 dias de quarentena, antes do lançamento.

Reprodução

Os astronautas vão levar cerca de seis horas até chegar à ISS, onde vão permanecer por seis meses. Atualmente, Oleg Skripochka, da agência russa, e Andrew Morgan e Jessica Meir, da Nasa, estão na estação espacial.

publicidade

Na próxima quarta-feira (15), os três retornam para a Terra. Já nos próximos meses, a equipe poderá receber a companhia de Doug Hurley e Bob Behnken, tripulantes do primeiro voo teste com pessoas, da espaçonave Dragon, da SpaceX.

Via: Space