O “Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica”, uma divisão das forças armadas do Irã, afirmou que nesta quarta-feira (22) colocou em órbita um satélite militar. Se confirmado, este seria o primeiro lançamento bem-sucedido do Irã desde 2017.

O satélite, chamado Noor, foi lançado a bordo de um foguete de três estágios chamado Qased e colocado em uma órbita a 425 quilômetros de altitude. Um vídeo publicado por Tal Inbar no Twitter parece mostrar o lançamento.

O lançamento não foi confirmado por outros países. Os EUA monitoram atenciosamente o programa espacial iraniano, já que a mesma tecnologia usada para colocar um satélite em órbita pode ser usada para desenvolver mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs).

publicidade

Reprodução

O Irã colocou seu primeiro satélite em órbita em 2009, mas desde 2017 vem sofrendo uma série de falhas nos lançamentos. Em agosto passado uma explosão destruiu um foguete e satélite de monitoramento de solo ainda na torre de lançamento. Ao tuitar uma foto do acidente, o Presidente dos EUA, Donald Trump, acabou revelando a existência de um satélite espião previamente desconhecido.

Fonte: Associated Press