Ciência e Espaço

Lançamento de satélite no Irã

Satélite lançado pelo Irã falha em atingir órbita

Nina Gattis, editado por Liliane Nakagawa 12/02/2020 15h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Governo iraniano ainda se mostra otimista quanto ao programa espacial

O Irã falhou em mais uma tentativa de avançar em seu programa espacial. No último domingo (9), o satélite de comunicações Zafar 1 partiu em direção ao espaço a bordo de um foguete transportador Simorgh, mas não foi capaz de ficar em órbita.

“Os motores do estágio 1 e do estágio 2 da transportadora funcionaram corretamente e o satélite foi desconectado com sucesso da transportadora, mas no final de seu caminho não atingiu a velocidade necessária para ser colocado em órbita”, disse Ahmad Hosseini, ministro da Defesa e porta-voz do programa espacial iraniano.

Em janeiro do ano passado, o Irã já havia sofrido uma falha num foguete Simorgh. Um mês depois, o problema se deu com um foguete Safir. Em agosto de 2019, foi a vez de um foguete iraniano explodir no painel do centro espacial Imam Khomeini.

Ainda assim, Mohammad Javad Azari Jahromi, ministro de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã, se mostrou otimista em sua conta oficial no Twitter.

“Hoje o lançamento do satélite ‘Zafar’ falhou. Como muitos projetos científicos, o fracasso aconteceu. FALCON 9, Juno II, ATLAS, PROTON M, ANTARES são apenas algumas amostras de falhas nos lançamentos dos EUA. Mas somos IMPARÁVEIS! Temos grandes satélites iranianos a caminho!”, publicou Jahromi.

Apesar de falhos, os lançamentos espaciais do Irã têm sido motivo de preocupação para os Estados Unidos, principalmente após o episódio do ataque por drone que matou o general iraniano Qasem Soleimani e gerou represálias por parte do país asiático.

 

Via: Live Science

foguete estados unidos Irã órbita Ciência&Espaço satélite
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você