EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Em uma forte demonstração de colaboração internacional, a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) se uniram para lançar um hackaton virtual entre 30 e 31 de maio, com o objetivo de usar dados abertos para desenvolver soluções inovadoras para os problemas decorentes da pandemia de Covid-19.

As três agências espaciais já trabalharam juntas, mas esse esforço, apelidado de “Space Apps Covid-19 Challenge”, visa reunir recursos para empregar dados coletados por satélites nos ecossistemas e nas cidades. Entre os dados, estão indicadores de como o novo coronavírus se espalha e que tipos de impacto está causando na Terra.

publicidade

Reprodução

Cada uma das três agências está fornecendo acesso aos dados coletados por satélites, embora o “Space Apps” tenha funcionado anteriormente como um desafio regular oferecido pela Nasa, para incentivar o uso de dados para soluções inovadoras, esta é a primeira vez que todas as agências estão colaborando em um hackaton virtual global.

A Nasa também usou sua própria plataforma interna para buscar maneiras pelas quais a agência pode lidar com a crise de Covid-19 e questões decorrentes do coronavírus e sua disseminação. O hackaton virtual será aberto a participantes externos, incluindo estudantes, equipes de ciência e engenharia em todo o mundo.

 

publicidade

Via: TechCrunch