Encontrar testes e medicamentos para o novo coronavírus é uma tarefa difícil em todo o mundo. Porém, não é o que acontece na dark web. Muitos vendedores estão comercializando o que dizem ser tratamentos para a Covid-19, como hidroxicloroquina e remdesivir, além de testes para diagnóstico da doença.

Apesar da tentação de estocar testes e medicamentos, médicos ressaltam que não é recomendado comprá-los de áreas obscuras da internet. “O motivo de algo ser um medicamento sem receita é que ele só é seguro quando tomado por um motivo específico, em uma dose específica. Tomar medicamentos por outros motivos em quantidades imprevisíveis pode levar a consequências não intencionais”, destacou Piter Gohen, professor de medicina em Harvard.

O principal produto relacionado ao coronavírus que é vendido na dark web é a hidroxicloroquina, medicamento que foi recomendado por Donald Trump e Jair Bolsonaro, mas que estudos mostraram que não é eficaz nem seguro para o tratamento da doença. “Isso pode levar a graves problemas cardíacos, mesmo em pessoas previamente saudáveis”, destacou Gohen.

ReproduçãoMedicamentos para coronavírus a venda na dark web. Foto: Reprodução/Futurism

publicidade

Portanto, é de fundamental importância que os pacientes com suspeita de coronavírus evitem a automedicação, procurem um médico e se mantenham isolados ao apresentarem algum sintoma da doença. 

Via: Futurism