Veja como neurônios artificiais e reais se comunicam através da luz

Expectativa é que a tecnologia possa ajudar a recuperar o mal funcionamento do cérebro no futuro
Redação 25/05/2020 12:00, atualizada em 28/11/2022 18:07
20190426044755

Os humanos frequentemente utilizam a tecnologia para ajudar no funcionamento de partes do corpo que não atuam mais da maneira que deveriam. Os óculos são o exemplo mais comum disso. No futuro, porém, poderá ser possível utilizar neurônios artificiais para reparar alguma lesão cerebral.

Continua após a publicidade

Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu um novo método de comunicação entre neurônios reais e artificiais utilizando a luz. A técnica, chamada optogenética, fornece maior controle do direcionamento do que o observado na tradicional comunicação baseada em eletricidade.

Para o experimento ser concluído, foi necessária uma mudança nos neurônios biológicos para que produzissem proteínas sensíveis à luz. Visando uma área de 0,8 por 0,8 milímetros dentro de uma rede maior, a equipe fez com que os neurônios reais respondessem através de mudanças em seu próprio ritmo e de toda a rede.

Neurônios reagindo à luz/Foto: Universidade de Tóquio

“A chave do nosso sucesso foi entender que os ritmos dos neurônios artificiais tinham que coincidir com os dos neurônios reais. Quando conseguimos fazer isso, a rede biológica foi capaz de responder às ‘melodias’ enviadas pela artificial”, afirmou Timothée Levi, engenheiro biomédico da Universidade de Tóquio.

O conjunto de eletrodos utilizado para detectar a resposta neural era quatro vezes maior que a área estimulada. Os pesquisadores apontaram que isso fez com que eles provavelmente não tenham capturado a resposta completa.

Ainda assim, os experimentos forneceram informações importantes para uma comunicação mais eficiente, segundo a equipe. Se o potencial prático desse tecnologia for atingido, podemos, um dia, ter uma forma de recuperar o cérebro de lesões traumáticas e doenças como o Parkinson. Promissor, não é mesmo?

Via: Science Alert

R
Redação

Redação é redator(a) no Olhar Digital

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email