EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Costa Rica lançaram nesta sexta-feira (29), com mais 30 países, a aliança Covid-19 Technology Access Pool (C-TAP). A iniciativa global é destinada a criar soluções acessíveis para combater a doença causada pelo novo coronavírus.

Originalmente proposta em março, a novidade servirá como uma plataforma de colaboração para, a partir do conhecimento científico e informações compartilhadas, acelerar a descoberta de vacinas, medicamentos e outras tecnologias para o tratamento da Covid-19.

publicidade

Reprodução

30 países se uniram à iniciativa. Imagem: Enrique Lopez Garre/Pixabay

Na cerimônia de lançamento, o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado Quesada, afirmou que a nova iniciativa “garantirá que a melhor e mais recente ciência beneficie toda a humanidade” e enfatizou que as principais ferramentas no combate ao coronavírus “devem ser disponibilizadas universalmente como bens públicos globais”.

Fazem parte do projeto África do Sul, Argentina, Bangladesh, Barbados, Belize, Brasil, Chile, Equador, Egito, Holanda, Indonésia, Líbano, Luxemburgo, Malásia, Maldivas, México, Moçambique, Noruega, Omã, Paquistão, Palau, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, São Vicente e Granadinas, Sudão, Timor Leste e Uruguai, informou a OMS, que emitiu uma “Chamada à Ação Solidária”, pedindo que outros países e partes interessadas se juntem ao esforço.

publicidade

Mais detalhes sobre a coalizão podem ser encontrados no site da OMS.