As explosões rápidas de rádio atualmente são um mistério para os pesquisadores espaciais. Essa realidade, porém, pode estar prestes a mudar. Isso porque astrônomos conseguiram detectar a primeira explosão originada na Via Láctea.

A rajada teve origem no magnetar SGR 1935 + 2154, uma estrela de nêutrons cercada de campos magnéticos a cerca de 32.616 anos-luz da Terra, no fim de abril. A descoberta foi feita por observações de satélites e de radiotelescópios no solo.

O achado pode lançar uma luz sobre a natureza dessas explosões. A proximidade com a Terra tornou possível detectar rajadas em diferentes comprimentos de onda, como raios X, que não eram possíveis em acontecimentos mais distantes. Por conta da distância curta, pode ser possível determinar se sua origem é na própria estrela ou em seus campos magnéticos.

Descoberta pode ajudar a decifrar mistérios do Universo. Foto: Canção Nova

Apesar da esperança dos astrônomos, é possível que a descoberta não resolva todos os enigmas sobre as explosões rápidas de rádio. Ainda não se sabe, por exemplo, porque algumas são mais energéticas que outras – a explosão registrada é cerca de mil vezes mais fraca que o normal – e outras possuem padrões que não se alinham com o que seria obtido em um magnetar.

De qualquer forma, é esperado que esse evento possa responder algumas das muitas perguntas relacionadas às explosões e o que elas podem dizer sobre o universo.

Via: Engadget