Em breve, pessoas que manifestaram interesse em saber mais sobre os serviços de internet que devem ser oferecidos pela SpaceX com o programa Starlink poderão testar o serviço. Pelo menos é o que indica um e-mail enviado para um seleto grupo de pessoas.

A mensagem solicita o endereço completo dos indivíduos para verificar a possibilidade de cobertura da rede. Além disso, foi citado que a empresa vai lançar um período de teste fechado dentro dos próximos três meses, seguido de uma versão pública.

publicidade

O usuário “Bubby4j” do Reddit vasculhou o site de suporte da Starlink e encontrou mais detalhes sobre o processo de teste fechado. Ele descobriu que o programa vai iniciar as operações no norte dos Estados Unidos e em parte do Canadá, justamente em locais em que há grande concentração de comunidades rurais.

Além disso, o site descreve que os interessados devem ter “uma visão clara do céu do norte”. Isso porque os satélites já implantados só podem fornecer acesso à internet “entre 44 e 52 graus de latitude norte”.

publicidade

l-internet-satellitare-elon-musk-starlink-vicino-spacex-test-v3-457589-1280x960.jpg

Sistema da Starlink levará internet para áreas com problemas de conexão. Foto: Bubby4j 

publicidade

Uma imagem da antena utilizada para captar o sinal também foi encontrada. De acordo com o site, ela fará parte do kit enviado aos testadores. O pacote incluirá, além do equipamento da foto, um roteador e um manual de montagem.

A empresa alerta que a conexão provavelmente será intermitente no começo, pelo menos enquanto a equipe tenta otimizar a rede. Outra instrução indica que os usuários que participarem do teste não podem compartilhar sua experiência com o público. Fazer parte do experimento é gratuito, o único tipo de cobrança feito é de US$ 1 (R$ 5,30 em conversão direta) para testar o sistema de pagamento.

publicidade

Programa Starlink

A SpaceX envia para o espaço os pequenos satélites desde 2019. O objetivo é o de criar uma constelação com 42 mil dispositivos em órbita. O projeto é uma iniciativa para fornecer internet mesmo nas áreas mais remotas do planeta. Para 2020, a empresa planeja diversos lançamentos, adicionando mais 1.500 satélites à constelação atual.

O lançamento mais recente estava previsto para o último dia 8. O foguete Falcon 9 seria responsável por adicionar mais 57 satélites aos já existentes. Com isso, o total de equipamentos em órbita seria de 595. No entanto, devido às condições climáticas desfavoráveis do local de decolagem, o lançamento foi adiado.

Via: Engadget