O Nearby Share, recurso do Android similar ao AirDrop que facilitará a troca de arquivos entre dispositivos, ainda não está disponível a todos os usuários. Ainda assim, o Google vem trabalhando para, aos poucos, expandir seu alcance.

Originalmente o recurso estava disponível apenas a usuários de smartphones Google Pixel com uma versão beta do Google Play Services, mas logo em seguida a Google adicionou suporte aos Chromebooks.

publicidade

Agora, usuários do Windows também podem experimentar o recurso, desde que estejam rodando uma versão de desenvolvimento (Dev ou Canary) do Chrome. Para isso é necessário abrir as configurações do Chrome (digitando chrome://flags na barra de endereços) e ativar a opção Nearby Sharing.

Reprodução

publicidade

Opção para habilitar o Nearby Share no Chrome Canary. Foto: XDA Developers

Para usar o recurso você vai precisar ativar o Bluetooth de seu PC, e de um smartphone Pixel ou Chromebook compatível. Ambos os dispositivos precisam estar próximos (no alcance do Bluetooth) e desbloqueados. No Chromebook é necessário habilitar o Nearby Share nas configurações. Com tudo configurado, é só abrir a página chrome://nearby no navegador para ver uma lista de dispositivos com os quais você pode compartilhar arquivos.

publicidade

O Nearby Share é um recurso que está em desenvolvimento há mais de um ano, originalmente com o nome de Fast Share. Não há uma previsão de lançamento, mas espera-se que ele seja parte do Android 11.

Fonte: XDA Developers

publicidade