O Google Meet, que tem se destacado pelo uso em aulas online durante a pandemia, trará novidades a partir de setembro. Uma delas é o recurso ‘levantar a mão’ – semelhante à função lançada recentemente pelo Microsoft Teams -, gravação de aulas e a possibilidade de inserir até 49 participantes ao mosaico.

Além dos já citados, serão adicionados também ferramentas de perguntas e respostas, e espaço para pesquisas e gravação temporária de aulas gratuitas para clientes do G for Education, esses devem ser incorporadas ao programa até o fim do ano.  

E para tornar o ambiente mais parecido com uma sala de aula, o programa oferecerá um quadro branco Jamboard integrado, que deverá facilitar a dinâmica das atividades entre professores e alunos. Além disso, será incluída a possibilidade de o moderador entrar na sala antes dos alunos, finalizar uma aula e ainda desativar o chat para evitar distrações.

Em outubro, mais novidades chegam ao aplicativo. A intenção, segundo o Google, é adicionar ferramentas em que seja possível colocar um cenário de fundo sob medida ou em blur nas chamadas, prezando pela privacidade, mesmo quando a câmera estiver desligada.

publicidade

Clientes do Google Enterprise for Education também terão vantagens. Será disponibilizado o acesso ao “breakout rooms”, que permitirá a divisão da turma em pequenos grupos simultâneos. O recurso foi pensado para favorecer a dinâmica durante a aula, bem como a observação detalhadas dos estudantes pelo docente.

Google Sala de aula

Outro produto da linha de aplicativos educativos do Google que tem se destacado é o Google Sala de Aula. Entre as mais de 50 novidades anunciadas para o serviço deste conjunto, também estão novas funcionalidades para o Google Sala de Aula. Confira:

  • A aba ‘Turma’ receberá o novo recurso que vai informar aos participantes próximos compromissos, o que ainda não foi cumprido e em quais atividades o professor já expressou nota;
  • Os professores poderão chamar os alunos para participarem das aula por meio de um link;
  • Possibilidade de gerar relatórios de originalidade cincos vezes por curso, anteriormente isso podia ser realizado apenas três vezes;
  • Para clientes G Suite Enterprise for Education, o aplicativo permitirá a visualização de correspondência que indicará possível caso de plágio da web ou entre os trabalhos dos próprios estudantes. Para estes professores, também haverá recursos para maior visibilidade sobre o nível de uso no Sala (monitoramento de participação de docentes e alunos e maior facilidade para sincronizar notas do aplicativo com o Sistema de Informação do Estudante – para clientes Infinite Campus);
  • Ferramentas mais robustas para controlar o G Suite for Education e o Sala de Aula;
  • Tarefas: aplicativo complementar destinado à atribuição de notas de forma mais rápida e prática pelo professor. O sistema possibilitará a criação e distribuição automática de cópias personalizadas de tarefas para a pasta de cada estudante, por meio do Google Drive. A ferramenta também dará opções de inserção de comentários. O objetivo é economizar tempo em atividades mais trabalhosas ao professor.