A OpenSignal publicou nesta segunda-feira (17) um relatório com uma análise da experiência dos usuários com as redes 4G Brasileiras. As quatro principais operadoras (TIM, Vivo, ClaroOi) foram avaliadas em sete quesitos, cinco deles relacionados à “experiência” dos usuários com vídeo, jogos, voz e velocidades de download e upload, e dois relacionados à cobertura e disponibilidade da rede 4G.

A grande vencedora foi a Claro, que conseguiu a primeira posição em cinco dos sete quesitos: experiência com vídeo, jogos e voz (critérios subjetivos) e velocidades de download e upload.

publicidade

A velocidade média de download entre os usuários da Claro foi de 23,4 Mbps (Megabits por segundo), quase 50% mais rápido que a segunda colocada, a Vivo, com 15,6 Mbps. A TIM ficou na terceira posição, com 13,9 Mbps, e a Oi foi a quarta colocada com 10,2 Mbps.

Já no upload os usuários da Claro tiveram uma média de 8 Mbps, seguida pela Vivo e TIM quase empatadas, com 5,7 e 5,6 Mbps respectivamente. Em quarto lugar novamente veio a Oi, com média de 4 Mbps.

Mas foi a TIM quem ficou em primeiro lugar nos quesitos de disponibilidade e cobertura 4G. No primeiro a disponibilidade foi de 88,2%, o que significa que usuários na rede da TIM conseguiram se conectar a serviços 4G 88,2% das vezes, em média.

A TIM liderou novamente na cobertura, com 6,3 pontos, seguida pela Vivo com 6,2, Claro com 5,8 e Oi com 4,5. Neste quesito, medido numa escala de 0 a 10, analisa os locais onde os clientes de uma operadora encontraram redes 4G, e compara os resultados com os usuários de todas as outras operadoras nos mesmos locais.

Os resultados são baseados em mais de 13,6 bilhões de medições, feitas em 11,5 milhões de aparelhos no Brasil entre os dias 1 e 31 de maio de 2020. O relatório completo está disponível no site da OpenSignal.

Fonte: OpenSignal