Pesquisadores da Universidade de Stanford usaram inteligência artificial para criar um jogo chamado Vid2Player, que é capaz de simular partidas de tênis por meio de vídeos com jogadores profissionais.

A novidade foi divulgada em artigo publicado no arXiv, bem como em um vídeo disponibilizado no YouTube. As imagens impressionam por colocar grandes atletas como Serena Williams, Roger Federer, Novak Jovovich e Rafael Nadal em partidas como na vida real.

publicidade

O Vid2Player chama atenção em um momento em que grandes empresas de videogame investem em novas tecnologias a fim de tornar a experiência do jogo cada vez mais realista

publicidade

É comum que grandes fabricantes de jogos criem a aparência humana de seus games do zero, o que leva tempo e muito esforço. A tática adotada pelos pesquisadores de Stanford foi a de usar sprites, que são personagens baseados em vídeos de pessoas reais. 

Desta forma, os sprites são colocados em ação por meio de inteligência artificial, que imita a maneira como jogadores profissionais se movem em uma partida de tênis. O resultado é um jogo interativo que coloca grandes atletas em atividade.

publicidade

 Jogabilidade

O usuário tem total controle dos personagens, podendo alterar a forma como o jogador reage ao rebater uma bola que vem da rede, por exemplo. Além disso, o software permite decidir onde mirar no lado oposto da quadra, ou se acertam o backhand ou o forehand.

A jogabilidade possibilita ainda alterar ligeiramente o curso de uma partida real, permitindo que um tiro que na realidade estava fora dos limites caia magicamente dentro da linha.

publicidade

Outro ponto muito interessante sobre o Vid2Player é a possibilidade dos usuários jogarem com atletas de épocas diferentes. Como o jogo foi feito por meio de vídeos desses profissionais em ação, a IA do software precisou ajustar a iluminação e as roupas dos jogadores para padronizar a jogabilidade.

Via: TechXplore