Um dos grandes gargalos existentes na tecnologia moderna são as baterias que equipam os dispositivos que usamos diariamente. Seja pelo seu consumo imediato ou pela quantidade de ciclos que ela suporta, a carga de aparelhos ainda não é uma questão resolvida na indústria da tecnologia.

Por isso, donos de aparelhos com um longo período de uso podem sofrer com a perda de capacidade de carregamento da bateria. Em muitos casos, telefones e notebooks perdem apenas parcialmente o potencial de carga. Em outras situações, estas falhas podem impossibilitar o funcionamento do aparelho.

Para iPhones usados

No caso dos iPhones, a perda de potência da bateria pode ser um problema sério para usuários de modelos antigos do telefone. Em mercados como o brasileiro, aonde vemos uma forte comercialização de aparelhos usados, em especial os fabricados pela Apple, é importante considerar que estes podem ter problemas acarretados pelo desgaste da bateria.

Os celulares podem apresentar desde quedas na eficiência da bateria, tornando a carga do telefone menor, até problemas na inicialização do sistema. É comum que alertas apareçam no aparelho, indicando que a qualidade da bateria pode afetar o bom funcionamento do dispositivo.

publicidade

Reprodução

Vale a pena trocar a bateria?

A troca da bateria pode sim resolver problemas relacionados ao uso do aparelho. O que importa, neste caso, é ter em mente que o custo pelo serviço pode ser oneroso demais, representando um gasto elevado para um aparelho antigo. Assistências técnicas não autorizadas pela Apple podem diminuir o custo do serviço, mas também significam a perda da garantia do produto, caso ele ainda possua.

É muito importante avaliar o contexto global do aparelho, entendendo até que ponto suas funcionalidades não estão ultrapassadas. Muitos iPhones, por exemplo, perdem suporte de atualizações de sistema ao longo do tempo. O usuário, assim, pode ficar sem acesso a novos aplicativos e também às melhorias de segurança no iOS.

Assim, é importante avaliar o investimento feito em todo o trabalho de troca, entendendo se vale a pena comprar uma nova bateria ou não.

Fonte: CNET