Até então disponível somente para membros do programa Windows Insider, a Microsoft liberou para todos os usuários a funcionalidade que permite rodar aplicativos de Android como se fossem parte do seu sistema operacional.

O recurso “Apps” se dá por meio do aplicativo “Seu Telefone”, que já existe há algum tempo na loja do Windows 10 e possibilita integração com dispositivos Android, permitindo o espelhamento de mensagens, chamadas e notificações. A lista de aparelhos compatíveis, porém, é limitada a smartphones da Samsung.

publicidade

“Usando uma conexão Wi-Fi, o Apps permite que você navegue, jogue, faça pedidos, converse e muito mais – tudo isso enquanto usa a tela e o teclado do seu PC. Você pode adicionar seus aplicativos Android como favoritos em seu computador, fixá-los no Menu Iniciar e na barra de tarefas e abri-los em janelas separadas para usar lado a lado”, explica a Microsoft.

publicidade

Os aplicativos rodam em uma janela convencional do sistema operacional, funcionando até mesmo com funções como Alt+Tab para alternar janelas. O clique único do mouse funciona como o toque na tela, enquanto o botão direito navega para a página anterior.

Os apps não estão instalados no PC; eles rodam a partir do celular e as informações são transmitidas para o computador – por isso a necessidade de uma conexão Wi-Fi. “Você só pode abrir um aplicativo Android por vez”, explica a Microsoft. “O aplicativo ‘Seu Telefone’ está espelhando a tela do seu dispositivo Android e o aplicativo aberto nele. Se você abrir um novo aplicativo, o que já está aberto será substituído pelo novo aplicativo”, completa.

publicidade

O recurso permite exibir uma lista dos aplicativos instalados no celular dentro de uma interface mais amigável para o Windows, sem precisar navegar pela interface espelhada do smartphone. Existem algumas limitações para o recurso, no entanto. Os apps podem incluir restrições para transmissão de tela, então alguns deles podem não ser utilizáveis no modo de integração com o Windows.

Da mesma forma, jogos do Android podem não funcionar muito bem, já que normalmente não são pensados para serem utilizados com mouse e teclado. Além disso, alguns dos aplicativos podem fazer com que o áudio saia dos alto-falantes do celular, e não pelo computador.

publicidade