EnglishPortugueseSpanish

Fãs do espaço tem um bom motivo para olhar para o céu nesta sexta-feira (25): é quando acontece uma conjunção entre a Lua e Júpiter. Ou seja, os dois astros estarão alinhados, e aparecerão “pertinho” um do outro no céu.

O par estará visível no céu a partir das 18h19 na direção sudeste, e chega ao ponto mais alto no céu às 19h07 na direção sul. Os horários mencionados levam em consideração um espectador em Brasília, e podem variar em alguns minutos, para mais ou para menos, de acordo com sua posição no Brasil.

publicidade

Foi durante uma conjunção entre a Lua e Marte, em 5 de setembro, que dois astrônomos amadores brasileiros fizeram uma foto dos astros que foi escolhida como “imagem astronômica do dia” (APOD, Astronomy Picture of the Day) pela Nasa.

David Duarte e Romualdo Caldas, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, se prepararam com antecedência e gravaram um curto vídeo do momento em que Marte surgia atrás da Lua. Depois, os quadros de imagem foram extraídos do vídeo e “empilhados” usando software especializado, numa técnica que permite reduzir significativamente o ruído e obter imagens finais com maior nitidez.

A conjunção entre a Lua e Júpiter pode ser observada a olho nu, sem equipamento especial. Júpiter se parecerá com uma estrela muito brilhante próxima à Lua.

Como se orientar

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque ou um app em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Reprodução

Quanto aos apps, existem inúmeras opções. Quem usa um iPhone não precisa de um app extra, basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.