Nesta terça-feira (29), a Nasa enviará uma espaçonave de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS) com suprimentos, experimentos científicos e até mesmo um novo banheiro espacial que custou US$ 23 milhões para ser criado. Os funcionários da agência espacial apontam que ele é 65% menor e 40% mais leve do que o utilizado atualmente.

Chamado de Sistema Universal de Gerenciamento de Resíduos (UWMS, do inglês ‘Universal Waste Management System’), o projeto é importante, pois foi pensado para otimizar “o uso do banheiro para a tripulação feminina”.

De acordo com Melissa McKinley, gerente do projeto de Redução Logística de Sistemas de Exploração Avançada da Nasa, a agência passou “muito tempo trabalhando com os membros da tripulação” para tornar o uso do sanitário mais cômodo.

Nasa/Divulgação

publicidade

Novo banheiro da Nasa que será enviado à ISS é focado no conforto de astronautas femininas e, também, na reciclagem de líquidos. Imagem: Nasa/Divulgação.

Meta é reciclar

O novo banheiro foi construído pensando em ser integrado em diferentes naves espaciais. Tanto que uma segunda unidade será instalada na espaçonave Orion no teste de voo Artemis II. Ele tem um sistema regenerativo que recicla a água com resíduos pré-tratados com produtos químicos para uso posterior.

Segundo a astronauta Jessica Meir, a tripulação recicla “cerca de 90% de todos os líquidos à base de água na estação espacial, incluindo urina e suor”. A ideia da Nasa é reciclar cerca de 98%.

Além do sistema de recuperação de líquidos, a missão também vai enviar à ISS o experimento ‘Plant Habitat-02’ de cultivo de rabanete e um novo sistema de câmeras para documentar o interior da estação em 360º para realidade virtual. Além disso, a Nasa enviará um pacote com frascos de soro para a pele da marca Estée Lauder e outros itens.

Missão Cygnus NG-14

Além do banheiro espacial, a missão Cygnus NG-14 levará mais de três toneladas em conteúdo e será lançada do centro comercial de lançamento de foguetes Mid-Atlantic Regional Spaceport, nos EUA.

Esta é a 13ª missão da nave de reabastecimento Cygnus para a ISS. Ela será lançada no foguete ‘Antares’ às 23h27 (horário de Brasília), com transmissão iniciada meia hora antes pela Nasa TV e pelo portal Space.

 

Fonte: Space