O kit de desenvolvimento oficial do Google, Flutter, receberá uma atualização que permite a construção de aplicativos para algumas versões do Windows. Esta nova possibilidade aumenta o apelo do sistema de criação para desenvolvedores em geral.

Utilizando-se da linguagem de programação Dart, também pertencente ao Google, o Flutter vem se posicionando como opção universal no desenvolvimento de aplicativos multi-plataforma em todo o mundo. Isso se dá, em primeiro lugar, por se tratar de um software de livre utilização, com poderosas capacidades de construção e suporte para os mais diversos sistemas operacionais.

Quando lançado, no fim de 2017, o Flutter tinha suporte para a construção de apps nativos para Android e iOS, os principais sistemas móveis desde então. No entanto, com o objetivo de torná-lo cada vez mais adaptável para outros sistemas, ele recebeu funcionalidades para construção de apps para o macOS e Linux.

 

publicidade

Reprodução

Sistema operacional da Microsoft receberá aplicativos multi-plataforma desenvolvidos no Flutter. Imagem: Microsoft/Divulgação

 

Faltava, no entanto, o suporte para o mais popular sistema operacional. O Windows 10, da Microsoft, possui cerca de um bilhão de instalações únicas pelos mais diversos perfis de usuários de computadores em todo o mundo. É, com grande folga, o mais popular OS no mercado e tem grande apelo para usuários e desenvolvedores.

Desenvolvimento ainda mais versátil

A adição do sistema no Flutter também aponta para o desejo da Microsoft em tornar seu sistema cada vez mais próximo dos OS móveis, como o Android e o iOS. Este desejo já é visível em mudanças estéticas no sistema, na simplificação de funções e configurações e na utilização de apps móveis programas nativos.

Dados do Google mostram que 50% dos desenvolvedores usuários do Flutter já adaptavam suas criações para Windows, mesmo sem suporte nativo. Isto demonstra que a nova funcionalidade terá grande apelo para este público, tornando seu trabalho ainda mais simplificado. O kit de desenvolvimento do Google é o segundo mais popular no mercado, perdendo somente para o ‘React Native’, do Facebook, no mercado de construção de aplicativos multi-plataforma.

Fonte: VentureBeat