Um novo processador da Samsung apareceu entre a base de resultados do AnTuTu, uma das ferramentas mais populares para teste de desempenho de dispositivos Android. E de acordo com os números divulgados, ele pode ser ainda mais rápido que o Snapdragon 865+, atual “top de linha” da Qualcomm.

Os números foram publicados no Twitter pelo usuário Ice Universe, conhecido por vazar informações corretas sobre aparelhos da fabricante coreana antes de seu lançamento. A imagem lista um “Exynos 1080” rodando em um aparelho de codinome “Orion” equipado com o Android 11, além dos resultados dos testes nas categorias CPU, GPU, Memória e “UX” (Experiência do Usuário).

Comparado ao Snapdragon 865+ rodando em um smartphone gamer Lenovo Legion Pro, podemos ver que o chip da Samsung bate o da Qualcomm em desempenho gráfico, que é quase 20% superior.

publicidade

Entretanto, o desempenho de CPU é 3% inferior, e na prática os chips empatam no acesso à memória e experiência do usuário. Segundo Ice Universe, o primeiro aparelho a usar o chip será da fabricante chinesa Vivo. Sem dúvida ele também será usado nos modelos 2021 do Galaxy S e Galaxy Note, pelo menos em alguns mercados.

Vale lembrar que a Qualcomm não está parada, e deve anunciar em dezembro o Snapdragon 875, chip que irá equipar toda uma geração de smartphones topo de linha de diversos fabricantes (incluindo a própria Samsung) no ano que vem.

O SoC deve ser o mais rápido e poderoso do portfólio de produtos da Qualcomm. O objetivo da companhia é entregar um novo chipset de alto desempenho e baixo consumo de energia, e claro, compatível com 5G.

Vale lembrar que os chips atuais, o Snapdragon 865 e 865+, não tem um modem 5G integrado. É necessário combiná-lo com outro componente externo (geralmente o modem Snapdragon X55 ou X60) para adicionar suporte a redes 5G, o que encarece o projeto dos aparelhos, ocupa mais espaço na placa e aumenta o consumo de energia.

Resta saber se o novo chip continuará dependendo de um modem externo ou se ele será integrado, como já é feito em chips para smartphones intermediários como o Snapdragon 765G.

Fonte: SAMMobile