Pouco mais de um mês após completar dez anos, o Instagram decidiu que é hora de mudar o visual. A partir desta quinta-feira (12), o aplicativo vai remanejar as opções de fazer postagens e ver curtidas, presentes na barra inferior da tela desde seu lançamento, para substituí-las pelos ícones do Reels e Loja.  

Com maior destaque aos novos recursos, o Instagram espera focar no público jovem e nos criadores de conteúdo, precursores de tendências na plataforma. É válido notar que a inclusão do Reels no centro da barra inferior aproxima ainda mais a rede social ao TikTok, responsável pela popularização de vídeos curtos na internet. 

publicidade

Reprodução

Nova interface do Instagram dá destaque ao Reels e à Loja. Imagem: Divulgação/Instagram 

publicidade

“Estamos lançando a aba Reels para ser uma espécie de palco, um lugar onde as pessoas podem compartilhar sua criatividade com o mundo e ter a chance de serem descobertas por uma nova audiência”, disse Adam Mosseri, líder global do Instagram, em comunicado à imprensa.

O executivo acrescenta que em 2020, devido à pandemia e ao isolamento social em várias partes do mundo, o Instagram registrou aumento significativo no interesse dos usuários por vídeos curtos e divertidos. Além disso, cresceu o número de consumidores que compram online, sobretudo usuários jovens que buscam inspiração em seus criadores favoritos para escolher itens no e-commerce.  

publicidade

Compras no Instagram 

O Instagram já vinha aprimorando a função de vendas há algum tempo. Agora, a guia Loja estabelece o recurso como prioridade na plataforma, fornecendo mais um canal para que os usuários se conectem às marcas e produtos anunciados pelos influenciadores.

A novidade vai facilitar o acesso a recomendações personalizadas, escolhas dos editores selecionadas pelo perfil oficial @shop, vídeos com opções de compras, novas coleções de produtos, entre outros.

publicidade

Já os ícones de atividade dos usuários e publicação de conteúdo (“coração” e “+”) irão para o canto superior direito da tela, ao lado da aba de mensagens, que passa a assumir o logotipo do Messenger

Mosseri diz estar animado com o novo design por acreditar que ele traz uma renovação importante ao aplicativo, mas sem perder a essência da simplicidade.

“Faz bastante tempo que não atualizamos a tela inicial do Instagram de maneira tão significativa, mas a forma como as pessoas criam e consomem a cultura mudou, e nosso maior risco não é mudarmos muito rapidamente, mas não mudarmos e nos tornarmos irrelevantes”, completa.