Atualmente, não é possível executar jogos ou aplicativos do Android de forma nativa no Windows 10. No entanto, de acordo com um relato de Zac Bowden, do Windows Central, a Microsoft pode mudar isso no futuro. Em matéria no portal, ele afirmou que a companhia segue firme com planos planos de trazer essa compatibilidade.

“Não sei o quão longe esse plano está ou quando ele será lançado, mas fui informado que ele pode ser apresentado em 2021”, escreveu Bowden. Sem citar fontes específicas, ele disse ter ouvido “rumores” de que a Microsoft deverá levar os aplicativos do Android diretamente para o Windows 10.

publicidade

Também não foi informado como a Microsoft pretende trazer os apps do Android para o Windows. O plano, entretanto, pode ter ganhado impulso com o lançamento do chip M1, da Apple, para Macs. Utilizando uma solução proprietária chamada Apple Silicon, os computadores da empresa agora podem, nativamente, executar apps do iPhone e iPad.

Reprodução

publicidade

Uma das opções da Microsoft seria trazer a compatibilidade dos apps Android no Windows ARM. Imagem: Google Play/Reprodução

Windows 10 já “roda” apps do Android

Os aplicativos do Android utilizam o Google Play Services para funcionar. Ele é fornecido nativamente no sistema para conectar os próprios apps aos serviços do Google – como o Maps em apps de corrida compartilhada, ou os contatos do usuário com apps de mídia social, por exemplo.

publicidade

No entanto, já é possível executar aplicativos do Android em computadores com Windows 10 com outros métodos. Um deles, e talvez o mais comum, utiliza emuladores do sistema móvel no Windows. A partir disso, é possível reproduzir os apps e jogos, embora existam limitações e possíveis problemas de compatibilidade.

Outra possibilidade é usar o aplicativo Seu Telefone. Por ele, o usuário consegue reproduzir via streaming (usando conexão Wi-Fi) apps de dispositivos Android no Windows 10. Por enquanto, apenas dispositivos da Samsung são capazes de utilizar a função.

publicidade

Fonte: Windows Central