A LG trouxe em 2020 bastante novidades para o segmento de smart TVs com aparelhos de diferentes categorias. Já uma linha de bastante sucesso dela é a de entrada, que traz TVs mais simples como a LG 50UN8000, que pode ajudar até mesmo quem quer montar a sua casa inteligente.

O Olhar Digital recebeu para review a TV LG 50UN8000 também conhecida como o modelo 50UN80, uma Smart TV com a resolução 4K de 50 polegadas e conta a seguir o que achou dela. Confira:

publicidade

Design, acabamento e controle remoto

Por se tratar de um modelo de entrada, é claro, a LG 50UN8000 acaba levando um acabamento bem simples e diferente do que vemos nas outras linhas da marca. Ainda assim, nem por isso, ela deixa de ser um aparelho bonito e que conta com um acabamento em metal na cor prateada para as suas bordas.

LG50UN8000 - Acabamento

De forma geral, para um aparelho de entrada, as suas bordas são bem finas, o que nós destacamos como positivo. Já a sua base é separada por dois pés, o que faz com que você precise de um pouco de espaço dedicado no móvel apenas para ela.

publicidade
Base da TV

As conexões do aparelho, por sua vez, ficam divididas entre a sua parte traseira e lateral, sendo que o número de conexões acaba sendo o suficiente para a maioria das pessoas. São elas:

  • 4 portas HDMI 2.0;
  • 1 entrada para antena;
  • 2 portas USB;
  • 1 saída digital óptica;
  • Suporte à conexão Bluetooth.

Apesar do acabamento bonito, diferente de alguns modelos de entrada de outras marcas, a LG 50UN8000 não traz nenhum mecanismo para que você possa deixar os seus cabos presos ou escondidos. Assim, isso pode ser um problema dependendo de seu ambiente, que pode ficar um tanto “desorganizado”.

publicidade

Já para o controlar o sistema a LG não faz surpresas e continua a trazer o controle remoto com o Smart Magic, que te permite usar o dispositivo como o cursor de um mouse. De forma geral, o controle continua se mostrando ótimo e bem prático, apesar de alguns botões serem desnecessários.

Controle Remoto Smart Magic

Sistema da LG 50UN8000 e performance

Mesmo se tratando de um produto de entrada, a 50UN8000 da LG acaba surpreendendo bastante na performance ao quase não apresentar lentidões para abrir e aplicativos e navegar nos menus. Como já é de tradição da marca, a solução adotada nesta TV é o Web OS.

publicidade

Por padrão, ele já traz alguns aplicativos pré-instalados, como os principais serviços de streaming da atualidade, que precisam apenas de uma atualização e seus dados de login para estarem funcionando. Já a loja de aplicativos é bem completa e traz praticamente os principais programas do momento como o Plex ou a Disney+, que só anda aparecendo em smart TVs mais recentes.

Já quem está querendo fazer a sua casa inteligente, a TV da LG também se mostra como uma boa opção ao contar com o “Painel de controle” para poder adicionar dispositivos a serem controlados por lá. Não somente isso, o Web OS permite que a TV da LG seja controlada pela plataforma Thinq, Google Assistente e Alexa, ou seja, não faltam opções.

De forma geral, para quem está preocupado mais em controlar o sistema, o Google Assistente é quem se mostra mais bem integrado ao Web OS. Entretanto, a Alexa não fica muito atrás e traz comandos que podem ser bem úteis, além da possibilidade fazer mais ações com skills.

Imagem e som

Em relação a imagem, vale lembrar mais uma vez, que aqui estamos falando de um produto de entrada. Assim, apesar de não fazer feio, ela ainda tem uma qualidade de imagem distante do que vemos nas linhas premium Nanocell e Oled.

De forma geral, a LG 50UN8000 apresenta imagens com um bom nível de brilho, sendo que o seu contraste, as vezes acaba sendo um pouco exagerado e não deixa que as cores fiquem tão vivas. Mesmo sendo uma TV com um display do tipo LED, os seus tons de preto não acabam saindo tão lavados, o que consideramos algo bem positivo.

LG50UN80 - Imagem

Em questão de definição, realmente, não há pontos negativos, já que a TV consegue apresentar imagens com uma boa qualidade mesmo ao ter que fazer o upscale de conteúdos com resoluções menores. Ao menos, em meus testes com conteúdos com a resolução Full HD, a TV não me decepcionou.

Inclusive, graças ao processador deste modelo, o modo de imagem “Inteligência Artificial” se mostrou bem eficaz em meus testes ao trazer sempre o equilíbrio certo para o nível de contraste, brilho e de intensidade das cores.

Já uma pequena observação a ser feita a respeito de meus testes é que não foi possível notar nenhum “vazamento de luz” nesse modelo, um ponto acertado pela LG. Entretanto, em algumas imagens com “animações mais discretas”, eu notei pequenos “artefatos”, como “quadrados ou blocos” que não deveriam aparecer.

Por sua vez, um diferencial por se tratar de um produto de entrada também fica em ter o suporte ao HDR 10 Pro, que muitas vezes ajuda a otimizar a qualidade das cores. Não somente isso, assim como as TVs topo de linha, a LG 50UN8000 também traz o famigerado modo “Filmmaker”, que faz os filmes terem um ajuste de imagem na versão dos diretores.

Quando o assunto é jogos, esta TV da LG não traz muitos recursos especiais como o AMD FreeSync ou G-Sync. Ainda assim, ela tem o suporte ao modo de jogo para garantir que o seu input lag não seja muito alto, o que poderia resultar em atrasos para seus comandos.

Já para o som, esta conta com falantes que têm a potência de 20W e ela se sai muito bem. Apesar de não acentuar tanto os graves que poderiam beneficiar alguns efeitos, o que chama a atenção nesta TV é o modo “Ultra Surround”, que realmente funciona bem e consegue “ocupar mais de seu ambiente”. Além dele, a TV também conta com um modo de inteligência artificial capaz de refinar outros detalhes de forma automática de acordo com o que está sendo reproduzido.

Preço e disponibilidade

A LG 50UN8000 já está a venda nas principais lojas do país e tem o preço sugerido de R$ 2.349,00.

Conclusão

A LG 50UN8000 é uma boa televisão do segmento de entrada, que consegue oferecer uma boa qualidade de imagem e áudio. É verdade, que a imagem não é tão perfeita quanto a de suas outras linhas, mas na questão custo benefício, ela se mostra como uma ótima opção.

Já para uma TV de entrada, a velocidade de processamento da LG 50UN8000 realmente impressiona com comandos rápidos. Não apenas isso, para quem gosta de comandos de voz, este produto traz três opções diferentes de assistentes virtuais.

As únicas melhorias pequenas que gostaríamos de ver seriam mais para o seu acabamento. Primeiro, nós gostaríamos que ela tivesse uma forma de organizar os cabos, mesmo que básica. Em segundo, a localização das portas poderia ser diferente, já que quem utiliza um rack com painel na parede pode acabar tendo certas dificuldades, uma vez que a maioria das conexões acabam ficando na sua parte traseira e não na lateral.