A partir desta quinta-feira (10), o Instagram permitirá vender produtos nos Reels. Criadores e empresas poderão marcar os produtos presentes, e os seguidores poderão clicar nestas marcações para comprar um produto ou guardá-lo para o futuro.

O recurso começou a ser testado em outubro deste ano, e agora todos os usuários podem vender produtos nos Reels. Além disso, uma nova tag identificando conteúdo patrocinado (Branded Content) está disponível aos influenciadores que publicam posts pagos.

publicidade
Instagram agora permite vender produtos nos Reels
Exemplo de produtos à venda nos Reels. Imagem: Instagram

Os vídeos do Reels que usarem a ferramenta de vendas poderão ser encontrados na seção Instagram Shop do Explorar, ampliando as chances de descoberta de novos produtos pelas pessoas na plataforma.

A ênfase em vendas é parte da estratégia do Instagram para diversificar suas fontes de renda, que no momento dependem fortemente de publicidade. Em meados de novembro a interface do aplicativo foi redesenhada para enfatizar os Reels e a loja.

publicidade

Com maior destaque aos novos recursos, o Instagram espera focar no público jovem e nos criadores de conteúdo, precursores de tendências na plataforma. É válido notar que a inclusão do Reels no centro da barra inferior do app aproxima ainda mais a rede social ao TikTok, responsável pela popularização de vídeos curtos na internet.

Segundo Adam Mosseri, líder global do Instagram, em 2020, a rede registrou um aumento significativo no interesse dos usuários por vídeos curtos e divertidos, devido à pandemia e ao isolamento social em várias partes do mundo. Além disso, cresceu o número de consumidores que compram online, sobretudo usuários jovens que buscam inspiração em seus criadores favoritos para escolher itens no e-commerce.

publicidade

Fonte: The Verge