EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (9) um programa para acelerar a transformação digital do Chile. Segundo a empresa, este é o investimento mais significativo em seus 28 anos de atuação no país.

A iniciativa “Transforma Chile” inclui o estabelecimento de um data center nos arredores da capital, Santiago, um plano para a capacitação tecnológica de até 180 mil chilenos e a criação de um conselho composto por líderes locais para a geração de oportunidades inclusivas com a transformação digital do Chile.

publicidade

Segundo pesquisa do IDC a Microsoft, seus parceiros e clientes usuários de seus serviços irão, juntos, injetar US$ 11,3 bilhões na economia chilena e gerar 51 mil empregos nos próximos quatro anos.

O anúncio foi feito pelo presidente da Microsoft, Brad Smith, pelo gerente-geral da empresa no Chile, Sergio Rademacher, pelo presidente do país, Sebastián Piñera e pelo Ministro da República, Lucas Palacios.

O Presidente da Microsoft, Brad Smith (no telão), esteve presente virtualmente no anúncio do programa que visa acelerar a transformação digital do Chile. Foto: Microsoft
O Presidente da Microsoft, Brad Smith (no telão), esteve presente virtualmente no anúncio do “Transforma Chile”. Foto: Microsoft

Os novos data centers irã oferecer às empresas locais uma “vantagem competitiva”, oferecendo acesso mais rápido a serviços na nuvem, como o Azure, o Microsoft 365 e o Power Platform e Dynamics 365, bem como a habilidade de armazenar dados sobre seus negócios e consumidores dentro do país.

A empresa está criando um conselho em conjunto com o Centro de Inovação da Universidade Católica Anacleto Angelini e a comunidade de líderes locais, que irá promover a recuperação econômica e oferecer recomendações ao governo em relação à demanda por capacitação durante a transformação digital do Chile, compartilhar melhores práticas, acompanhar o progresso e melhorar as oportunidades de emprego.

publicidade

Também foi firmada uma parceria com o Observatório Europeu do Sul (ESO) para explorar como a inteligência artificial e os serviços na nuvem podem ajudar a melhorar o potencial de descobertas do Very Large Telescope (VLT) e o futuro Extremely Large Telescope (ELT) no observatório de Paranal.

A Microsoft também está anunciando um compromisso com a capacitação digital de até 180 mil chilenos até 2025. Cidadãos e startups terão a oportunidade de participar em treinamentos online que irão construir um conjunto de habilidades tecnológicas necessárias à transformação digital do Chile, oferecidos pela Fundación Chile, Innovacien e Trust for the Americas.

“Um dos principais desafios que enfrentamos como sociedade é o treinamento da força de trabalho para as oportunidades que surgirão com a transformação digital do Chile. É por isso que celebramos a iniciativa de capacitação digital da Microsoft que permitirá que mais pessoas acessem conhecimento, gerando melhores carreiras e acelerando a aquisição de talento crítico para as empresas”, disse Marcos Kulka, CEO da Fundación Chile.

Fonte: Microsoft