Quando tempo você gasta pensando numa nova senha? A internet está cheia de listas de senhas mais usadas, como “12345” e “password”. Mas para além disso, algumas palavras-chaves podem parecer seguras num primeiro momento, mas simples de serem adivinhadas se colocadas no contexto do usuário.

Um exemplo é o que aconteceu com a conta do Twitter do presidente dos EUA, Donald Trump, em outubro passado. Um pesquisador holandês, que conseguiu acesso ao perfil do político em 2016 usando a senha “yourefired” (“você está demitido, o jargão de Trump no reality show “The Apprentice”), invadiu a conta novamente usando “maga2020!”, a sigla do slogan de campanha do republicano.

Com isto em mente, a equipe de investigação do site CyberNews fez um levantamento dos tipos de palavras que as pessoas mais usam ao criar suas próprias senhas. A partir de dados vazados publicamente, os analistas destrincharam 15,2 bilhões de senhas para descobrir os padrões mais comuns, como nomes de times, cidades, comidas e até palavrões. Até a idade do usuário poderia ser estimada só pelo ano que ele usa em sua senha.

Por sinal, anos entre 1900 e 2020 foram os mais usados pelas pessoas ao fazerem senhas. Fazendo uma suposição aproximada, as pessoas geralmente usam datas de nascimento, o ano em que a senha foi criada ou uma ano especial. Com quase 10 milhões de versões, “2010” foi o ano mais popular entre as senhas, seguido de “1987” com 8,4 milhões, e “1991” com quase 8,3 milhões.

publicidade

Meses, dias e estações do ano também entraram na conta. “Verão” (summer) é bem popular, assim como “sexta-feira” (friday). Entre os meses, “maio” (may) foi o mais escolhido, mas os analistas alertam que pode haver uma confusão, já que a mesma palavra significa “pode”, em inglês.

Palavras mais usadas em senhas

Nomes próprios também são um recurso comum na criação de palavras-chave. E curiosamente, o um dos mais antigos deles foi o mais usado: “Eva”, seguido de “Alex”, “Anna”, “Max” e “Ava”. Entre as palavras relacionadas ao esporte, os times norte-americanos são campeões. O Phoenix Suns, da NBA, foi o mais usado, seguido pelo Miami Heat e pela equipe de baseball Cincinnati Reds, da MLB. Clubes do futebol europeu também aparecem no top 10, como Liverpool, Chelsea e Arsenal.

Outra variação é o uso do nome de cidades. A mais frequente no banco de dados foi “abu”, que provavelmente representaria a capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi. Roma vem logo em seguida, à frente de Lima e “hong”, para Hong Kong. Curiosamente, só duas cidades norte-americanas parecem na lista: Austin e “antonio”, para San Antonio, ambas no Texas.

O CyberNews também buscou por uma categoria particularmente lúdica. Os palavrões apareceram em 7% das senhas analisadas, com “bunda” (ass) chegando a quase 27 milhões de ocorrências, seguido por “sexo” (sex), com pouco mais de 5 milhões. A palavra com “F” (popular tanto em inglês quanto em português) veio em terceiro lugar, sendo usada em menos de 5 milhões de senhas.

Via: CyberNews