Galaxy S21: Samsung confirma suporte à caneta S Pen em nova linha

Informação foi dada pelo presidente da unidade de celulares da empresa, e suporte à S Pen pode significar o fim da linha Galaxy Note
Por Rafael Arbulu, editado por Daniel Junqueira 15/12/2020 14h22, atualizada em 15/12/2020 14h32
Galaxy S Pen
Imagem: Karlis Dambrans/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente da divisão mobile da Samsung, TM Roh, confirmou em um post no blog oficial da empresa que o Galaxy S21, próxima edição do flagship da fabricante sul-coreana, terá suporte à caneta S Pen. Além disso, o executivo assegurou a realização de um evento em janeiro de 2021, supostamente para lançar o aparelho.

Rumores sobre esse tipo de suporte vêm flutuando há algum tempo, mas as implicações disso são maiores do que possam parecer. Ao integrar o suporte à stylus no Galaxy S21, é bem provável que a Samsung espere que um número maior de consumidores adquira o acessório – anteriormente, disponível apenas para a linha Galaxy Note.

Suporte à stylus - Galaxy S21
Renderização vazado do Galaxy S21: smartphone deve ser revelado em janeiro de 2021, com suporte à caneta stylus. Imagem: Reprodução/TheVerge

Falando nela, as palavras de Roh também podem significar que um outro rumor sobre a empresa possa ser real: conforme noticiado pelo Vida Celular, é possível que a linha Galaxy Note esteja em vias de ser descontinuada, fazendo a Samsung concentrar-se apenas em um smartphone topo de linha.

S Pen para dobráveis

Mais além, o mesmo suporte à stylus S Pen também deve chegar em outros smartphones da empresa, como sua linha dobrável. Roh confirmou que a Samsung quer tornar esses smartphones conceituais em produtos mais acessíveis para o público. Vale citar: o mais recente modelo do tipo, o Galaxy Z Fold 2, é sendo vendido no Brasil a R$ 14 mil.

Isso também parece coerente com um terceiro rumor: alguns canais especializados da China afirmaram há algumas semanas que um “Z Fold Lite” – uma versão mais enxuta do atual dobrável – estaria em vias de ser fabricada pela Samsung, com lançamento para “algum momento” em 2021.

Galaxy Z Fold 2
Samsung confirmou o desejo de tornar a linha de smartphones dobráveis mais acessível para o público, reforçando boatos de uma versão “lite” do Galaxy Z Fold 2. Imagem: Samsung/Divulgação

Outras informações compartilhadas por Roh incluem o desejo da Samsung de se concentrar em “capacidades profissionais de foto e vídeo” para seus smartphones e a expansão de recursos sem fio dos aparelhos para, por exemplo, localizar objetos “e até mesmo seu pet” dentro da casa.

A expectativa é que a Samsung realize um evento de grande porte em 14 de janeiro, mas a empresa não ofereceu nenhuma data fixa até o momento.

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.