Spotify agora pode ser baixado pela Epic Games Store

Disponibilidade do Spotify na loja da Epic sinaliza expansão da empresa para mercados fora do universo gamer
Por Rafael Arbulu, editado por Fabiana Rolfini 17/12/2020 16h21
Spotify Epic Games Store
Imagem: Rafael Arbulu/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify agora pode ser baixado pela Epic Games Store de forma gratuita, da mesma forma que você já o faz pela App Store, Play Store ou Windows Store.

A interface dedicada da plataforma sueca de streaming musical é a primeira oferta da Epic em mercados fora do universo gamer – antes disso, a loja vendia exclusivamente jogos eletrônicos para PC.

O relacionamento da Epic com o Spofity não é exatamente novo, embora seja relativamente recente. Como você viu aqui no Olhar Digital, a Epic está em uma luta judicial contra a Apple e o Google pela cobrança imposta por ambas as empresas, relacionada a uma tarifa de 30% em cima do faturamento de aplicativos hospedados nas respectivas lojas.

A Epic desenvolveu uma forma de processar valores dentro do próprio app, contornando a taxa. A medida resultou no banimento do game “Fortnite” de ambos os marketplaces.

O Spotify mostrou simpatia à causa da Epic Games, tendo ele próprio criticado Apple e Google no passado, alegando que a taxa cobrada só acaba repassando o custo aos consumidores – na época, uma assinatura individual do Spotify era mais cara se feita via App Store do que diretamente pelo app.

Essa percepção comum entre a empresa e a Epic levou à criação de uma coalizão de combate a práticas consideradas (por eles) anticompetitivas – o Match Group, dono do Tinder, Plenty of Fish e vários outros apps de relacionamento, também é parte disso.

Sobre a Epic Games Store

Voltando à loja da Epic, ela é relativamente jovem – foi lançada em dezembro de 2018 -, mas mostrou-se amplamente competitiva em sua concorrência contra a Steam (Valve Corporation) por oferecer pagamentos melhores a desenvolvedores. Enquanto a Steam cobra a mesma taxa de 30% sobre o faturamento dos jogos que vendo, os desenvolvedores que se aliam à Epic Games Store pagam apenas 12%.

spotify epic games store
App do Spotify chega à Epic Games Store como a única oferta que não é um jogo de computador. Imagem: Rafael Arbulu/Reprodução

Hoje, a loja virtual conta com mais de 100 milhões de usuários e é conhecida por criar promoções sazonais bem atraentes: em maio deste ano, a Epic ofereceu o jogo “Grand Theft Auto V” gratuitamente, resultando em um volume de acessos tão grande que a tirou do ar por várias horas.

Com a disponibilidade do Spotify na loja da Epic, a empresa liderada por Tim Sweeney parece buscar a ampliação de seus números, atraindo usuários de diferentes vertentes e tornando-se um tipo de “loja para tudo”.

Fonte: Epic Games

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Fabiana Rolfini é redator(a) no Olhar Digital