O Spotify agora pode ser baixado pela Epic Games Store de forma gratuita, da mesma forma que você já o faz pela App Store, Play Store ou Windows Store.

A interface dedicada da plataforma sueca de streaming musical é a primeira oferta da Epic em mercados fora do universo gamer – antes disso, a loja vendia exclusivamente jogos eletrônicos para PC.

publicidade

O relacionamento da Epic com o Spofity não é exatamente novo, embora seja relativamente recente. Como você viu aqui no Olhar Digital, a Epic está em uma luta judicial contra a Apple e o Google pela cobrança imposta por ambas as empresas, relacionada a uma tarifa de 30% em cima do faturamento de aplicativos hospedados nas respectivas lojas.

A Epic desenvolveu uma forma de processar valores dentro do próprio app, contornando a taxa. A medida resultou no banimento do game “Fortnite” de ambos os marketplaces.

O Spotify mostrou simpatia à causa da Epic Games, tendo ele próprio criticado Apple e Google no passado, alegando que a taxa cobrada só acaba repassando o custo aos consumidores – na época, uma assinatura individual do Spotify era mais cara se feita via App Store do que diretamente pelo app.

Essa percepção comum entre a empresa e a Epic levou à criação de uma coalizão de combate a práticas consideradas (por eles) anticompetitivas – o Match Group, dono do Tinder, Plenty of Fish e vários outros apps de relacionamento, também é parte disso.

Sobre a Epic Games Store

Voltando à loja da Epic, ela é relativamente jovem – foi lançada em dezembro de 2018 -, mas mostrou-se amplamente competitiva em sua concorrência contra a Steam (Valve Corporation) por oferecer pagamentos melhores a desenvolvedores. Enquanto a Steam cobra a mesma taxa de 30% sobre o faturamento dos jogos que vendo, os desenvolvedores que se aliam à Epic Games Store pagam apenas 12%.

spotify epic games store
App do Spotify chega à Epic Games Store como a única oferta que não é um jogo de computador. Imagem: Rafael Arbulu/Reprodução

Hoje, a loja virtual conta com mais de 100 milhões de usuários e é conhecida por criar promoções sazonais bem atraentes: em maio deste ano, a Epic ofereceu o jogo “Grand Theft Auto V” gratuitamente, resultando em um volume de acessos tão grande que a tirou do ar por várias horas.

Com a disponibilidade do Spotify na loja da Epic, a empresa liderada por Tim Sweeney parece buscar a ampliação de seus números, atraindo usuários de diferentes vertentes e tornando-se um tipo de “loja para tudo”.

Fonte: Epic Games