A LG tem investido bastante em diversos produtos inovando na tecnologia implementada neles. Por sua vez, neste ano, quem chamou bastante atenção foi o fone de ouvido LG Tone Free FN6, que conta com uma solução de raios ultra violetas para fazer uma limpeza do dispositivo no que diz relação a tirar vírus e bactérias dele.

Não apenas isso, o produto também promete uma boa usabilidade e qualidade de som. Por sua vez, o Olhar Digital recebeu uma unidade do LG Tone Free FN6 e após tê-lo utilizado para escutar bastante música, fazer ligações e outros testes te conta o que achou dele nesta análise. Confira!

publicidade

Acabamento e conforto

Na questão do acabamento, o LG Tone Free FN6 é um fone bem discreto e pequeno, inclusive, as suas “pernas” acabam sendo um pouco mais curtas do que vemos em outros modelos. Além disso, a sua caixa para seu carregamento é bem pequena e, de forma geral, eu gostei bastante disso, já que ele é bem discreto.

LG Tone Free FN6 - Acabamento

Já o que deve chamar realmente a atenção do público é o momento de abrir a caixa com os fones nela, uma vez que é nesta hora que os raios ultra violetas começam a realizar a limpeza do dispositivo para eliminar bactérias. O processo acaba sendo bem rápido e leva poucos segundos para ser efetuado, ou seja, você não terá que esperar quase nada para colocar o fone em seu ouvido.

LG Tone Free FN6 - Processo de limpeza

Como você pode notar pela imagem abaixo, o LG Tone Free FN6 é um fone de ouvido do tipo intra-auricular, ou seja, ele cobre a maior parte do canal de seu ouvido para isolar o restante do som que está ao seu redor.

LG Tone Free FN6 em uso

Com ele no ouvido, mais uma vez, eu tive uma boa experiência. Apesar das “pernas curtas” mencionadas acima, em nenhum momento eu tive a sensação do fone ficar solto em meu ouvido ou prestes a cair. Já ao passar por ele com horas seguidas escutando músicas, eu também não tive nenhum incômodo.

Já os comandos para controlar ações no celular são todos dados na parte de cima do fone direito. Inclusive, aqui, devo admitir que fiquei surpreso com a resposta precisa para eles, diferente de outros fones avaliados por mim, que apresentavam certas falhas neste momento. Os comandos dele são:

  • 1 toque – Atender chamada ou atender/pausar reprodução;
  • 2 toques – Encerrar ligação ou controlar volume;
  • 3 toques – Tocar próxima música;
  • Pressionar e segurar – Ativar modo ambiente.

Por fim, ainda nesta questão de acabamento e comandos, vale notar que o HBS-FN6 vem com a tecnologia permite o fone pausar a reprodução de um conteúdo ao ser tirado do ouvido. Enquanto isto, o seu pareamento é feito com um botão na sua caixa, que funciona bem e simplifica demais o processo.

Qualidade do som e microfone

É inegável que em um fone de ouvido a qualidade do som acaba sendo um de seus pontos principais. Já neste quesito, em alguns momentos o HBS-FN6 até conseguiu me surpreender, mas a experiência poderia ter sido um pouco melhor. Antes de comentar os detalhes, vale notar que os testes para o resultado abaixo foram feitos com músicas no formato FLAC e no Spotify com a qualidade altíssima.

Ao iniciar os testes com músicas do estilo pop, incluindo alguns clássicos do Michael Jackson, o HBS-FN6 mostrou uma grande tendência em deixar os agudos fortes, enquanto os graves ficam mais discretos. Pessoalmente, eu achei os agudos bem acentuados, mas o aplicativo da LG para controlar o fone conta com um equalizador bem eficiente capaz de minimizar esta questão.

Já ao partir para outros estilos com ênfase em outros equipamentos e elementos musicais, como o Rock e Power Metal, mais uma vez, os agudos continuavam em destaque enquanto os graves minimizados. De forma geral, infelizmente, a questão dos graves discretos não foi possível solucionar tão bem com o equalizador.

Algo que também me incomodou um pouco, foi que algumas músicas não saíram com o seu som muito “cristalino”, ou seja, em alguns momentos o fone da LG gerou um pouco de ruído. Entretanto, diferente do esperado, esse problema é bastante amenizado ao deixar o volume mais alto, ao invés de baixo. Ainda para eliminar outras possíveis causas destes ruídos, eu fiz testes com diversos celulares, atualizei sua versão, troquei o codec usado no celular e aplicativos, mas o problema ainda assim persistiu.

Já por falar de volume, nesse ponto o LG Tone Free FN6 não decepciona e consegue te isolar bem dos sons ao seu redor. Quem não gosta de ficar tão isolado assim também gostará de saber que o fone de ouvido também vem com o famigerado “Ambient Mode”, que pode ser ativado facilmente em seu app e funciona bem desde que o volume não esteja no máximo.

Ainda na questão do programa Tone Free, o app do fone, você também consegue ativar o equalizador LG Meridian que promete um som mais imersivo. Ele traz 4 modos no total, que são: Imersivo, Natural, Bass Boost e Treble Boost.

Aplicativo Tone Free

Por fim, nos testes de som, algo em que o LG Tone Free FN6 me impressionou foi na qualidade do microfone para realizar chamadas. Aqui, a sua qualidade foi indiscutível e a minha voz sempre saiu bem clara e com poucos “sons do ambiente”.

Bateria

Outro aspecto em que o LG Tone Free FN6 não me decepcionou foi na autonomia, que está dentro do esperado para um fone de sua categoria. Ao escutar música com ele por aproximadamente 3 horas e 30 minutos, a sua carga foi de 100% para 35%. Já o tempo para a descarga completa ficou um pouco acima de 5 horas.

Entretanto, mais um ponto que me surpreendeu foi a velocidade de sua recarga, que em aproximada 40 minutos foi de 0 para 100%.

Preço e disponibilidade

O LG Tone Free FN6 foi lançado no começo do mês de dezembro no Brasil com o preço sugerido de R$ 1.199.

Conclusão

O LG Tone Free FN6 é um fone true wireless de boa qualidade, que tem como maior diferencial fazer o uso de raios ultravioletas para eliminar bactérias, um processo que ocorre de forma bem rápida, mas que não existe uma forma de medir a eficiência. Entretanto, em tempos como o que enfrentamos hoje, ele pode e deve ser considerado um diferencial.

Em relação ao acabamento e autonomia realmente não há reclamações em relação ao HBS-FN6, que é bem confortável e proporciona boas horas de diversão sem precisar ser carregado. Já a qualidade do áudio dele pode ser considerada boa, mas devo admitir que a falta de um som um pouco mais “cristalino” em certos momentos incomoda.

Já o aplicativo para controlar as funções do fone de ouvido é realmente uma das soluções mais completas que vimos recentemente e oferece uma ótima usabilidade. Inclusive, muitos ajustes sonoros podem ser feitos por ali para otimizar a sua experiência.