A loja de aplicativos para Android, Google Play Store, pode manter um histórico com o nome dos últimos apps buscados na loja. Ao clicar na barra de pesquisa, o recurso dá uma lista dos quatro últimos itens procurados na plataforma. Apesar de útil, a funcionalidade pode, entre outras coisas, comprometer a privacidade do usuário, principalmente de quem compartilha o smartphone com outras pessoas.  

Se você procura privacidade e se incomoda deixar visível essas informações para qualquer pessoa que possa ter acesso ao aparelho, saiba que é possível apagar a busca da loja virtual do Google. A seguir, confira como como limpar o seu histórico do Google Play.

publicidade

1. Abra o Google Play

Ao abrir a loja virtual de aplicativos e clicar na barra de busca – “pesquisar apps e jogos”, é possível ver o nome dos quatro últimos aplicativos acessados.

O registro têm o intuito de facilitar a pesquisa, agilizando o processo de busca, mas também podem denunciar as preferências do usuário.

publicidade

2. Acesse o menu 

Na mesma barra, no canto superior direito, há o ícone do Menu. Ao acessá-lo, uma nova aba lateral traz as opções de atividades dentro da plataforma. Clique no ícone de engrenagem (“Configurações”) para acessar o próximo passo.

3. Vá em ‘Configurações’

Nos controles gerais das configurações do Google Play Store há a opção “limpar histórico de pesquisas local”. Ele é o penúltimo da lista nesta categoria. Basta tocar a opção e a ação será feita automaticamente.

publicidade

Ao voltar à tela inicial e tocar novamente sobre a barra “pesquisar apps e jogos”, os nomes dos aplicativos não mais aparecerão. Mas fique atento, ao realizar uma nova pesquisa, eles voltam a ser gravados na plataforma. Por conta disso, cada vez que você quiser fazer sua busca de forma sigilosa, será necessário repetir o processo para remover as pesquisas realizadas no dispositivo.