A China finalmente aprovou sua primeira vacina contra a Covid-19 para uso geral, desenvolvida pela gigante farmacêutica estatal Sinopharm. O anúncio, feito na madrugada desta quinta-feira (31), vem um dia após a Sinopharm dizer que seu imunizante é 79,34% eficaz, citando análises provisórias de testes clínicos de fase 3.

O governo chinês já estava vacinando a população em caráter emergencial. Desde 15 de dezembro, administrou mais de 3 milhões de doses de vacina em “grupos-chave” da sociedade. Isso se soma ao 1,5 milhão de doses que já tinham sido administradas em “grupos de alto risco” até o fim de novembro.

Menos de 0,1% dos vacinados desenvolveram febre baixa e cerca de duas pessoas por milhão tiveram “reações adversas relativamente sérias”, como alergias, segundo afirmou Zeng Yixin, vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, em entrevista coletiva. Ele ainda declarou que a vacina “será definitivamente de graça para o público”.

chineses
Quase 5 milhões de chineses de “grupos-chave e de risco” foram vacinados este mês. Foto: Sushiman/Shutterstock

Agora, o país espera vacinar cerca de 50 milhões de pessoas até fevereiro de 2021 com imunizantes desenvolvidos pela Sinopharma, Sinovac e CanSino Biologics Inc.

publicidade

Covid-19: vacinação pelo mundo

Mais de 40 países já começaram a imunizar a população contra a Covid-19. O Reino Unido foi o primeiro país a usar a vacina da Pfizer/BioNTech, iniciando a vacinação no dia 8 de dezembro. Em seguida, os EUA iniciaram a imunização no dia 14 de dezembro. Estão sendo aplicadas na população americana doses das vacinas desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech e Moderna.

Também no dia 14 de dezembro, o Canadá foi o terceiro a começar a imunização com a vacina da Pfizer/BioNTech. Depois vieram a Arábia Saudita, Israel e os 27 países da União Europeia. Ao todo, mais de dois milhões de pessoas já foram vacinadas.

Fonte: G1