EnglishPortugueseSpanish

Uma pesquisa feita pela comunidade de veículos elétricos Zap-Map no Reino Unido, revela que mais de 90% dos motoristas de carros elétricos não estão dispostos a voltar para modelos a gasolina ou diesel no futuro. Menos de 1% dos participantes voltariam a ter um carro a gasolina ou diesel e 8% ficaram em dúvida.

O estudo, de novembro do ano passado, contou com 2 mil participantes. O resultado do levantamento mostra uma mudança no comportamento dos consumidores em favor de veículos que causam menos impacto no meio ambiente.

publicidade
Pesquisa da Zap Map
Pesquisa anual feita no Reino Unido mostra o alto índice de aprovação dos veículos elétricos entre consumidores britânicos. Imagem: Zap-Map/Reprodução

Cerca de 73% dos participantes da pesquisa revelam que estão dirigindo um carro elétrico pela primeira vez. Das 2 mil pessoas que responderam ao estudo, 52% compraram seus veículos elétricos no ano passado.

Zap Map
Mais de 70% dos entrevistados está dirigindo um carro elétrico pela primeira vez. Imagem: Zap-Map/Reprodução

O crescimento desse segmento automotivo também está ligado à oferta cada vez maior de automóveis elétricos por diversas montadoras. A nota de satisfação dos motoristas também foi mais alta entre aqueles que têm carros elétricos. Esses veículos alcançaram a 91 pontos na pesquisa, enquanto os modelos convencionais ficaram com apenas 72.

A lista de modelos com a maior nota de satisfação entre os ingleses inclui nomes como o Tesla Model 3 (com 96% de donos satisfeitos) e o Nissan Leaf, (um elétrico popular no Reino Unido, que tem índice de aprovação de 90%).

Tesla Model 3 foi um dos veículos elétricos com maior índice de aprovação na pesquisa. Imagem: canadianPhotographer56/Shutterstock

Mercado de carros elétricos em alta

Os resultados chegam em um momento de vendas recordes de veículos elétricos na indústria automotiva. Melanie Shufflebotham, cofundadora do Zap-Map, conta que as últimas pesquisas mostram “o forte e duradouro impacto de mudar para um veículo limpo. A evidência em favor dos carros elétricos cresce de forma convincente em cada uma das pesquisas, mesmo em um ano perturbador como 2020”.

publicidade

Segundo Melanie, o desafio atual da indústria automotiva é conseguir aproveitar as vantagens e as oportunidades que o segmento de veículos elétricos oferece no momento. Uma das melhores formas de fazer isso é preparar as equipes de vendas para que consigam apresentar os benefícios dos carros elétricos para os consumidores.

Mudança sem volta

Rod Dennis, porta-voz da RAC, empresa britânica de serviços automotivos, diz que os resultados positivos mostram o crescimento repentino na transição dos motoristas para os veículos elétricos.

“Embora frequentemente seja um desafio convencer os proprietários de veículos a gasolina e diesel a mudar para um elétrico, esses dados mostram que, depois que faz isso, o consumidor raramente olha para trás. Isso também é uma notícia positiva para os fabricantes que têm investido fortemente em veículos elétricos e tecnologias mais limpas. Muitos motoristas de carros elétricos se preocupam com a autonomia, mas o número de pontos públicos de recarga está aumentando rapidamente”, comenta.

Para Dennis, a maioria das viagens e jornadas diárias com carros elétricos dificilmente vai passar da marca de centenas de quilômetros percorridos. O que significa que, para o uso cotidiano, um veículo elétrico pode ser uma opção limpa e econômica.

De acordo com ele, essas estatísticas devem continuar aumentando à medida que a indústria automotiva britânica se aproxima do encerramento da venda de carros a gasolina ou diesel até 2030.

Fonte: Zap-Map