Conheça o drone sustentável feito de folhas de abacaxi

Por Gabriel Sérvio, editado por Flávio Pinto 06/01/2021 10h58, atualizada em 06/01/2021 11h43
Drone feito de fibras de abacaxi
Imagem: Reuters/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma equipe de pesquisadores asiáticos criou um método capaz de transformar as fibras encontradas nas folhas de abacaxis em matéria-prima para a construção de drones sustentáveis.

O projeto, que surgiu em uma universidade da Malásia, objetivou encontrar diferentes maneiras de reutilizar o material biodegradável desperdiçado pelos fazendeiros da região de Hulu Langat, perto da capital Kuala Lumpur.

O primeiro passo do processo consiste em transformar as folhas da fruta em uma fibra. Essa fibra natural pode ser utilizada como material barato para construir uma série de peças de reposição para drones.

Drone feito com folhas de abacaxi
Fibras da folha da fruta são reutilizadas para fabricar drones sustentáveis. Imagem: Reuters/Reprodução

Um protótipo já está em testes, e conseguiu voar a uma altitude de mil metros. O dispositivo foi capaz de ficar no ar por cerca de 20 minutos.

Segundo os pesquisadores, drones feitos deste material biodegradável são mais resistentes do que os construídos com outras fibras sintéticas. Além de serem mais baratos, leves e mais fáceis de serem descartados, o que, na prática, causa menos impacto ao meio ambiente.

Apoio aos produtores rurais

A equipe de pesquisadores pretende aumentar gradativamente o tamanho dos drones feitos de fibras de abacaxi e a quantidade de carga que esses dispositivos são capazes de carregar. A ideia é incluir sensores de câmera para inspeções aéreas no futuro.

Além de aumentar a renda dos produtores locais, o uso de matéria-prima sustentável pode ser útil para outros setores da aviação. “Estamos transformando a folha do abacaxi em uma fibra que pode ser utilizada para aplicações aeroespaciais.”, declarou o professor Mohamed Thariq Hameed Sultan, principal responsável pelo projeto.

Fonte: Reuters

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital