Com atraso de 45 minutos, a SpaceX, empresa aeroespacial liderada por Elon Musk, lançou na noite desta quinta-feira (7) mais um foguete Falcon 9 ao espaço – o primeiro lançamento em 2021. O foguete levou à órbita um par de satélites Turksat 5A de telecomunicações para aprimorar a cobertura digital da Turquia.

A missão partiu da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida. O Olhar Digital, mais uma vez, acompanhou o lançamento com transmissão ao vivo e tradução simultânea em todas as redes sociais. Abaixo, você confere o momento ‘liftoff’ ao ‘deploy’ da missão.

publicidade

O Falcon 9 é um foguete de dois estágios, o que significa que, a uma certa altura, propulsores secundários são acionados no instante em que os jatos primários deixam de funcionar. O episódio desta quinta, acompanhamos os satélites Turksat 5A “pegarem carona” no primeiro estágio de lançamento, desprendendo-se do foguete e posicionando-se em órbita logo em seguida.

Animação mostra os dois estágios da missão durante transmissão da SpaceX. Imagem: SpaceX

Quanto ao foguete em si, após o esgotamento do segundo estágio, ele retornou ao solo terrestre, aterrissando no navio autônomo Just Read The Instructions, estacionado no Oceano Atlântico.

publicidade
Momento exato da aterrissagem no navio Just Read The Instructions. Créditos: SpaceX

A missão ainda enfrentou alguns problemas de comunicação, inviabilizando as imagens do acionamento do segundo propulsor (SES-2), ativo durante apenas 70 segundos. Apesar do contratempo, a missão foi concluída com 32 minutos e imagens transmitidas do deploy (momento em que o satélite é lançado em órbita).

Último estágio da missão Turksat 5A. Créditos: SpaceX

A missão não é exatamente uma operação inédita da SpaceX, já que lançamentos e reentradas dos foguetes Falcon 9 tornaram-se quase que uma operação de rotina para a empresa.

publicidade

O ano de 2021 promete ser bem movimentado em Cabo Canaveral, na Flórida. Segundo a empresa de foguetes de Elon Musk, está previsto para o ano 40 lançamentos.

Fonte: SpaceX