EnglishPortugueseSpanish

Saber se seu Android tem uma arquitetura de 32 ou 64 bits pode fazer a diferença para escolher jogos e aplicativos em geral. A boa notícia é que descobrir essa informação é muito simples.

Aprenda agora como fazer:

publicidade
  • Acesse a Play Store e procure pelo aplicativo 64Bit Checker. O download deve ser rápido, já que ele pesa menos de 2 MB.
Android é 32 ou 64 bits
  • Quando abrir o aplicativo, selecione o botão Check. Em seguida, o app vai mostrar a arquitetura do Android de seu smartphone.
  • Outra opção para descobrir essa informação é usar o app CPU-Z.
  • Quando abrir a ferramenta, selecione a aba SYSTEM e procure pela informação Kernel Architecture. O número que aparece ali indica qual é a arquitetura do sistema.

O que são arquiteturas de 32 e de 64 bits?

Quando se fala em arquiteturas de 32 ou 64 bits, isso pode ser referente a dois componentes dos computadores: processadores e sistemas operacionais.

Em termos gerais, esse número representa a quantidade de dados que o chip consegue processar por pacote. Assim, a diferença entre essas arquiteturas é um valor significativo de processamento para o computador, uma vez que a maior quantidade de bits representa um aumento exponencial de processamento.

Isso fica evidente no suporte de memória RAM. Um processador de 32 bits é compatível com até 4 GB. Já o chipset de 64 bits consegue trabalhar com até 16 EB (exabytes), ou 16 bilhões de GB. Esse é um dos principais motivos para os desenvolvedores decidirem migrar para arquiteturas de 64 bits: elas podem oferecer, naturalmente, mais suporte para processamento de dados.

A demanda por processadores e sistemas operacionais de 64 bits em telefones demorou mais para se tornar evidente. Isso se deve à natural dificuldade de criação de componentes com grande poder de processamento para aparelhos tão enxutos e leves.

No entanto, a indústria mostrou um grande poder de desenvolvimento nos últimos anos. Isso deve tornar a demanda por processadores com mais capacidade de processamento um requerimento em aparelhos móveis em breve.