A Steam ampliou o suporte aos controles oficiais do Xbox e PS5 em nova atualização beta. A novidade mais interessante beneficia usuários do controle Xbox Elite, já que a loja da Valve Corporation agora permite configurar funções aos pedais do acessório durante os jogos.

Outro recurso de destaque é o uso do botão de compartilhar (“Share”) presente no controle do Xbox Series X. Anteriormente, ao conectar o dispositivo no PC, o botão ficava sem uma função específica, mas no novo beta, já é possível compartilhar mídias de suas partidas online.

publicidade

Finalmente, também chegou o suporte aos gatilhos de impulso (“trigger rumble”) do controle do Xbox One, dando uma imersão maior a alguns comandos de certos jogos, além da possibilidade de usar mais que quatro controles conectados à Steam.

Steam Xbox PS5 beta
DualSense, controle do PS5, e o joystick do Xbox Series X ganharam novos recursos em atualização da Steam. Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock

Suporte aos controles DualSense no Steam é melhorado

A atualização, que se refere ao beta da Steam e ainda não foi disponibilizada na versão estável do app, também contempla fãs do DualSense, controle do PlayStation 5. Ele também ganhou novas funções – ainda que minoritárias – nos jogos executados no PC.

publicidade

A novidade que se destaca é o menu em cascata que permite personalizar o uso da luz LED do controle, configurando seu brilho e intensidade. Assim, se conserva a carga da bateria (presumindo, claro, que você esteja jogando via conexão Bluetooth e não com o cabo plugado).

Também entra nessa atualização o suporte ao teclado “Wooting Two”, que traz funções como digitação por meio das alavancas analógicas.

publicidade
Como pedir reembolso no Steam
Loja da Valve ampliou o suporte aos controles oficiais do Xbox e PS5. Imagem: Casimiro PT/Shutterstock

Membros do programa de testes beta da Steam já podem baixar a atualização. Se você deseja entrar para o grupo, procure pela opção correspondente no menu de configurações e, em seguida, nos ajustes de sua conta.

Vale lembrar que, no caso do controle do Xbox, você também precisará habilitar seu uso nas mesmas configurações gerais da Steam e baixar e instalar um driver correspondente.

publicidade

Fonte: Steam Community