Microsoft pede ajuda à AMD para ampliar produção do Xbox

Phil Spencer, chefe da divisão, reconheceu faltas de estoque do console no mundo e quer criar formas de ampliar linhas de produção no varejo
Por Rafael Arbulu, editado por Flávio Pinto 08/01/2021 14h54, atualizada em 08/01/2021 16h18
xbox-series-s-x.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft pediu ajuda à AMD para ampliar a produção de novos consoles Xbox Series S e Xbox Series X. O aparelho, lançado em novembro passado, foi muito bem recebido pelos fãs e, como consequência, os seus estoques em lojas de vários países acabou se esgotando mais rápido que o previsto.

O chefe da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, recentemente reconheceu o problema durante uma entrevista conduzida por Larry “Major Nelson” Hryb, o diretor de programação da Xbox Live.

“Eu estava no telefone com Lisa Su [CEO da AMD] na última semana, perguntando ‘Como podemos fazer mais? Como podemos fazer mais?’, então isso é algo que estamos constantemente trabalhando em cima”.

O show inteiro pode ser conferido abaixo. Spencer entra pouco depois dos 24 minutos.

Spencer não entrou em detalhes sobre a conversa que teve com Su, tampouco o que as empresas farão para compensar a demanda pelo console nos estoques esgotados das lojas. “Nós conseguimos lançar os consoles — eu gostaria que a gente tivesse mais deles, nós estamos vendendo rápido demais”, disse o executivo da Microsoft.

O podcast também serviu como oportunidade para que Spencer desmentisse alguns rumores levantados por certos especialistas do setor, de que a Microsoft teria propositalmente limitado a fabricação do Xbox Series X a fim de maximizar a rentabilidade dos produtos por meio de geração artificial de demanda.

microsoft xbox series x
Phil Spencer quer ampliar linha de produção para compensar estoque do novo console. Imagem: eVRydayVR/Wikimedia Commons

“Não estamos segurando nada, estamos montando tudo o mais rápido que podemos”, disse Phil Spencer. “Todas as linhas estão funcionando”. Ele ainda disse que os estoques limitados são uma questão de “física e engenharia”, sem detalhar muito o que isso quer dizer.

Falta de estoque da Sony

Recentemente, a Sony também anunciou medidas para ampliar sua capacidade de fabricação de novas unidades do PlayStation 5 e, com sorte, compensar a sua própria falta de estoque nas lojas.

No Japão, a empresa anunciou a descontinuação de diversas versões do PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro para usar as estruturas das máquinas antigas na construção do PS5.

No Brasil, o varejo lista ambos os consoles como “disponíveis”, mas nenhum em pronta entrega. Em outras palavras, um Xbox Series X ou PlayStation 5 comprado hoje devem ser entregues em algumas semanas, ou meses, dependendo da loja escolhida.

Fonte: Major Nelson, via YouTube


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital