Retirado em julho de 2019, o recurso para exibir o número de likes (curtidas) em publicações do Instagram poderá voltar em breve. Pelo menos, é isso o que sugere um usuário do Twitter ao publicar capturas de tela que mostram a opção do mecanismo extinto.

Na noite da última quarta-feira (13), o leaker Alessandro Paluzzi postou diversos “prints” do que aparenta ser uma versão de testes do Instagram para Android. Nas fotos, é possível ver a opção de esconder ou mostrar a quantidade de likes em uma publicação.

Segundo o leaker, a opção de exibir ou ocultar a quantidade de curtidas poderá ser escolhida durante o processo de postagem, na aba de “Configurações avançadas”. Um texto sobre a opção cita que apenas o publicador conseguirá ver o número total de curtidas.

Recurso de exibição do número de curtidas no Instagram
Opção para esconder ou exibir número de curtidas no post aparece em “Configurações avançadas” durante uma nova postagem. Imagem: @Alex193A/Reprodução

Outra mudança observada por Paluzzi mostra que a seção “Tags” — encontrada nas configurações de privacidade do perfil — foi renomeada para “Posts”. Além disso, Paluzzi acredita que a seção renomeada, provavelmente, trará a opção de esconder as curtidas em publicações de terceiros que mencionarem o usuário.

publicidade
Novas categorias do Instagram
Paluzzi revela a renomeação de “Tags” para “Posts” nas configurações de privacidade do perfil. Imagem: @Alex193A/Reprodução

No entanto, não existem informações concretas sobre se o recurso de fato voltará para a versão pública do aplicativo, ou se o retorno do mecanismo não passa de um teste da rede social.

De qualquer forma, o boato deve deixar muita gente animada, ao mesmo tempo em que pode ressurgir com a polêmica do recurso.

Likes no Instagram: Retorno oficial?

Em julho de 2019, o Instagram retirou a exibição do número de curtidas nas postagens para reduzir a ânsia por likes que as redes sociais promovem aos seus usuários.

O processo, inclusive, foi palco de muita polêmica. Há quem diga que, de fato, o recurso atue como “gatilho” para certas pessoas, enquanto outros acreditam que o mecanismo pode ser importante para influenciadores digitais.

Estranhamente, em novembro do mesmo ano, alguns usuários reportaram o reaparecimento do recurso em seus aplicativos. Na época, a empresa afirmou que o retorno do mecanismo fazia parte de uma nova fase de testes.

Likes do Instagram
Recurso chegou a reaparecer, no final de 2019, para alguns usuários. Foto: Sefa Kart/iStock

“Ouvimos da nossa comunidade que o número de curtidas pode ser uma boa fonte para identificar tendências e grandes momentos culturais e, por isso, iniciamos uma nova fase do teste para observar outras maneiras de exibir o número de curtidas e entender como isso afeta a experiência da comunidade do Instagram”, declarou a empresa ao Olhar Digital.

Desde então, nenhum outro comunicado foi feito pela empresa sobre uma possível volta do recurso para o público em geral. Mas, com o vazamento de Paluzzi, usuários do Instagram deverão ficar atentos às próximas atualizações do app.

Confira o tutorial de como ocultar curtidas no Instagram!