O Facebook anunciou nesta quarta-feira (26) novas atualizações para o Instagram. Um dos destaques é a possibilidade de o usuário decidir se quer mostrar ou ocultar o número de curtidas que publica nas plataformas e, ao que tudo indica, o recurso já chegou a algumas contas da rede queridinha dos blogueiros.

Por isso, preparamos esse tutorial para te ajudar a configurar a nova funcionalidade.

Antes de tudo: para você que ainda não conseguiu acessar a nova ferramenta, fique calmo! O update deve acontecer aos poucos. No Facebook, de acordo com comunicado emitido pela empresa, os controles devem chegar nas próximas semanas.

Mas para quem já está usufruindo da atualização, vamos ao que interessa:

publicidade

Leia mais!

Como ocultar as curtidas no Instagram?

Existem diferentes formas para conseguir ocultar curtidas na rede social. Nas duas primeiras, você possui opções personalizadas para ocultar os números das publicações. Já a última alternativa é válida apenas para ocultar ou não a visualização de outras contas.

1. Você pode ocultar o número das curtidas e visualizações de uma publicação antes de postá-la clicando em “Configurações avançadas”. A opção fica no rodapé do display, na página onde você acrescenta a legenda na foto. Basta clicar e ativar a chave seletora;

2. Na segunda opção, você consegue esconder as curtidas acessando a sua foto no feed, clicando nos três pontinhos do lado superior direito da tela e selecionando “Ocultar número de curtidas”. A ação pode ser desfeita a qualquer momento, mesmo que você tenha definido a configuração na hora da postagem;

3. Na terceira e última, acesse as “Configurações” do Instagram, clicando nas três barrinhas do lado direito do perfil.  Em seguida, toque em “Privacidade”, depois em “Publicações” e ative a chave seletora para ocultar o número de curtidas e visualizações de publicações de outras contas que você segue. Este controle serve apenas para as postagens que aparecem no seu feed.

De acordo com o teste do Olhar Digital, infelizmente você não consegue ocultar de forma automática todas as curtidas de publicações anteriores do seu perfil, sendo necessário realizar a configuração de forma manual. Sobre novas postagens, o recurso fica salvo de forma automática, seguindo a preferência da última publicação.

O objetivo do Facebook ao integrar a funcionalidade à rede é dar às pessoas flexibilidade e liberdade de escolha. Em 2019, as contagens de curtidas foram ocultadas de forma geral no Instagram sendo visíveis apenas pelos donos dos perfis. O intuito era diminuir o clima de competitividade entre os seguidores e afrouxar a pressão e cobranças que as pessoas faziam a si mesmas, tendo um impacto emocional negativo.

No entanto, o estudo da empresa revelou que não ver as contagens foi benéfico para alguns ao mesmo tempo em que desagradou a outros, que dependem do resultado de uma publicação para entender o que é tendência ou não, a fim de criar de conteúdo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!