EnglishPortugueseSpanish

Às 14h (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) em Washington, DC, Joseph “Joe” Robinette Biden Jr. e Kamala Devi Harris tomam posse como Presidente e Vice-Presidente dos Estados Unidos da América pelos próximos quatro anos.

O evento não será uma posse tradicional: devido à pandemia de Covid-19, que já causou mais de 400 mil mortes nos EUA, a quantidade de convidados foi severamente limitada. Até mesmo a circulação de pessoas em Washington, após o ataque ao capitólio no início do mês, está restrita.

publicidade

Apenas mil pessoas (membros da câmara dos deputados e do senado, mais um acompanhante cada) poderão participar presencialmente. Em posses anteriores, até 200 mil convites chegaram a ser distribuídos. 

Por isso, o público que quiser participar deste evento terá de se contentar com uma presença virtual, através de transmissões de várias emissoras de TV. Felizmente, algumas delas são gratuitas e podem ser acompanhadas sem restrições geográficas, mesmo para quem está aqui no Brasil.

Je Biden toma posse nesta quarta-feira (20) como o 46º Presidente dos Estados Unidos. Imagem: Adam Schultz / Biden for President

Como assistir à posse de Joe Biden e Kamala Harris na C-Span

A C-Span é uma emissora de TV pública e sem fins lucrativos baseada nos EUA, que é financiada pelas empresas de TV a cabo do país. É conhecida por sua cobertura política apartidária, com transmissão ao vivo de eventos como sessões do congresso e do senado.

A transmissão da C-Span é gratuita, e para assistir basta visitar o site da emissora. Você pode assistir desde o começo da cobertura clicando em “Watch from beginning” ou pular direto para o ponto da transmissão ao vivo clicando em “Watch live”.

publicidade

Como assistir à posse na CNN

Uma das principais emissoras de TV a cabo nos EUA e referência internacional em noticiário, a CNN também está acompanhando a posse de Biden com cobertura em tempo real.

Como tradição, a emissora está transmitindo sua cobertura ao vivo em seu site desde a manhã desta quarta-feira, acompanhando a saída de Trump da Casa Branca, os eventos que antecedem à posse e a cerimônia propriamente dita. 

Além da transmissão em vídeo, a página da posse tem atualizações constantes com curtas notícias sobre o evento, de trivia como a roupa que a vice-presidente Kamala Harris irá usar à detalhes das medidas que Joe Biden irá tomar em seu primeiro dia no cargo.

Para quem não fala inglês, a opção é acompanhar o evento na CNN Brasil, que também transmite sua programação ao vivo em seu site. O conteúdo é produzido aqui, então tem uma “pegada” diferente do mostrado no site dos EUA.