Fontes e emojis podem ser desvinculados de futuras atualizações do Android

Mudança pode permitir que novos formatos de escrita sejam adotados mais rapidamente, sem depender de updates do sistema do Google
Por Rafael Arbulu, editado por Flávio Pinto 27/01/2021 13h05, atualizada em 27/01/2021 13h24
Emoji
Imagem: Nina design/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As fontes e emojis do Android podem ser desvinculados de futuras atualizações do sistema, com a mudança já tendo efeito no Android 12, segundo algumas informações públicas do Google.

Atualmente, formatos de escrita como fontes e emojis são atrelados à partição de sistema do Android, o que força o Google a atualizá-las apenas quando uma nova versão do sistema operacional se faz disponível. Considerando como cada fabricante tem seu próprio tempo de atualização, algumas pessoas podem receber mudanças e correções de escrita bem antes, ou bem depois.

fontes e emojis
Hoje, emojis dependem de atualização de sistema no Android para serem corrigidos ou renovados, mas mudança no Android 12 pode deixá-los independentes. Imagem: stas11/Shutterstock

Segundo uma listagem pública de objetivos para o Android 12, o Google pretende mudar esse detalhe, tirando as fontes e emojis da partição sistêmica e colocando tudo na partição de dados. Desta forma, sempre que o Consórcio Unicode – autoridade que define fonte digitais e cria emojis – lançar novos pacotes, estes poderão ser atualizados no Android separadamente do sistema.

Essa listagem estava disponível na página pública do Android desde novembro de 2020, porém apenas agora é que elas foram oficializadas:

“Set up /data/fonts directory for updatable system fonts

– /data/fonts/files The updated font files are placed this directory. This files under this directory are readable by any apps. Only system_server can write font files to this directory.

– /data/fonts/config The font configuration used by system_server is stored in this directory. Only system_server can read/write this directory.”

Acima, por exemplo, vemos nas duas primeiras linhas a mudança das fontes para “Dados” (Data) ao invés de “Sistema” (System). Na terceira linha, está posicionada uma medida de segurança, que rege que apenas o servidor pode escrever ou sobrescrever arquivos de fontes. Isso serve para impedir que maus atores – hackers, invasores e outras pessoas – possam quebrar as formas de escrita do seu aparelho Android.

“Add /data/fonts/files directory The updated font files will be stored to /data/fonts/files and all application will read it for drawing text. Thus, /data/fonts/files needs to be readable by apps and only writable by system_server (and init)”

Aqui, temos um detalhamento maior, ressaltando a mudança de pasta de armazenamento das fontes e emojis, bem como a ordem de que os arquivos nesta pasta podem ser “lidos” por qualquer aplicativo, porém apenas alterados pela partição de sistema.

“Add tests for permission of /data/fonts/files”

Finalmente, uma ordem que relaciona testes a serem realizados dentro da nova pasta, para assegurar que tudo corra bem.

Considerando que as páginas do projeto referem-se especificamente ao Android 12, podemos esperar que a próxima versão do sistema operacional já conte com tais mudanças. É o tipo de alteração que o usuário casual não vai perceber, mas que traz consequências consideráveis.

O Google não comentou as informações até o momento. O Android 12 ainda não tem previsão para chegar, mas se o calendário do Google se manter consistente, a nova versão do sistema operacional móvel deve chegar em meados de 2022, com três a cinco versões de teste antes disso.

Fonte: Android Project (1) (2) (3)

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital