Desenvolvedores encontraram no código-fonte da MIUI, versão do sistema operacional Android usada pela Xiaomi em seus aparelhos, uma referência a um novo System-on-a-Chip (SoC, Sistema em um Chip) da Qualcomm que ainda não foi anunciado. O modelo é identificado como SM7350, e suspeita-se que ele será lançado com o nome de Snapdragon 775G.

Anteriormente, o jornalista de tecnologia Roland Quandt disse via Twitter que o chip Snapdragon 775G, codinome Cedros, será produzido usando o processo de 6 nm EUV (Extreme Ultra Violet, Ultra Violeta Extremo) da Samsung. Cedros é o nome de uma ilha no litoral do México, não muito longe da sede da Qualcomm em San Diego, na Califórnia.

publicidade

Segundo o site Gizchina o chip terá suporte a RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1, que proporciona alta velocidade no acesso aos dados na memória interna.

Testes de protótipos apareceram na base de dados do AnTuTu, popular app para medição de desempenho de smartphones. O resultado de 530 mil pontos é muito superior ao do atual Snapdragon 765G.

publicidade
SoC Qualcomm Snapdragon 888. Imagem: Qualcomm/Divulgação

Mais chips da Qualcomm

No início de dezembro a Qualcomm lançou o Snapdragon 888 5G, seu novo carro-chefe projetado para smartphones e dispositivos de alto desempenho. Já em janeiro vieram o Snapdragon 870 5G, sucessor do Snapdragon 865 usado em muitos aparelhos topo de linha durante 2020, e o Snapdragon 480, para smartphones de entrada.

Este último modelo é digno de nota, pois é o primeiro chip da Qualcomm para aparelhos de baixo custo com suporte a 5G. Também oferece alguns recursos só encontrados em chips mais caros, como suporte a telas com taxa de atualização de até 120 Hz, o que resulta em movimentação mais “fluida” das imagens na tela, e um processador de imagens (ISP) capaz de operar até três câmeras com sensores de 13 MP cada simultâneamente.

publicidade

Fonte: Gizchina